Imóveis antigos ganham cara nova com retrofit de fachada

Os avanços tecnológicos e as mudanças estéticas e de funcionalidade têm exigido a promoção de alterações nas fachadas de imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais. É o que a arquitetura chama de retrofit. De acordo com a Norma de Desempenho Brasileira (NBR 157575-1), o retrofit é a “remodelação ou atualização do edifício ou de sistemas, através da incorporação de novas tecnologias e conceitos, normalmente visando valorização do imóvel, mudança de uso, aumento da vida útil e eficiência operacional e energética”.

Uma das maiores aquisições do retrofit está na modernização do imóvel, com sua consequente valorização monetária. Além disso, com o uso da técnica, é possível reduzir gastos com a manutenção de imóveis mais antigos; melhorar os sistemas de segurança; e tornar as áreas comuns e privadas mais confortáveis, aumentando sua utilidade. Isso só para dar alguns exemplos. Tudo vai requerer, no entanto, um estudo minucioso do ponto de vista arquitetônico, além do levantamento de viabilidade técnica e econômica da obra.

O retrofit também possibilita a restauração de imóveis com características históricas que devam ser preservadas, conservando o patrimônio e aplicando melhorias. É possível agregar o valor das novidades tecnológicas, sem que haja grandes alterações do projeto original, especialmente quando as estruturas primárias apresentam algum tipo de limitação. Importante destacar que o uso do retrofit reduz consideravelmente o prazo da obra, se comparado a uma reforma total.

A técnica pode ser utilizada não apenas para remodelar fachadas, mas também adequar sistemas de prevenção e combate a incêndios, segurança, elevadores, ar condicionado, iluminação, mudança de hall e portaria, só para dar alguns exemplos. No que tange às fachadas, é possível promover uma mudança radical, envolvendo estruturas metálicas e vidros ou algo mais simplificado, como a pintura e revestimentos. Lembrando que para a alteração de fachadas, é sempre importante verificar as exigências legais e a necessidade de autorização da Prefeitura para a realização da obra.

Retrofit de fachada em residência no Condomínio Buscaville, em Busca Vida, Camaçari-BA, realizado pela Chastinet. Veja como ficou!

Antes

casa retrofit

Depois

casa retrofit

 

Foto destaque: Jordi Surroca