É possível aliar segurança e beleza no corrimão de escada

Os corrimões ou, mais especificamente, os guarda corpos são aquelas barras fixas que seguem as escadas e rampas, servindo de apoio às pessoas que precisam caminhar por elas. Mais do que um item de decoração, o corrimão é um item de segurança, que auxilia no equilíbrio do corpo durante o trajeto, prevenindo quedas. Mas não basta colocar qualquer material e de forma aleatória, pois aquilo que é pra ser um elemento de auxílio pode acabar virando o vilão da história.

O corrimão deve ser instalado especialmente quando a escada é utilizada por pessoas com mais idade, mulheres grávidas, pessoas com crianças de colo ou que tenham algum tipo de limitação na locomoção. Isso não quer dizer que os demais não precisam utilizá-lo, ledo engano. O cansaço no final de um dia exaustivo, o salto alto e até os pesos carregados ao subirmos os degraus podem causar quedas imprevisíveis, por isso todos devem utilizá-lo e compreender a importância de seu uso.

Materiais e cores podem variar para atender ao gosto do cliente e ao projeto.
Materiais e cores podem variar para atender ao gosto do cliente e ao projeto.

Também há casos em que a lei exige a instalação do corrimão. A NBR 9077, que dispõe sobre as saídas de emergência em edifícios, traz uma série de exigências relativas ao uso nestes casos específicos, inclusive, determinando que eles devem ser projetados “de forma a poderem ser agarrados fácil e confortavelmente, permitindo um contínuo deslocamento da mão ao longo de toda a sua extensão, sem encontrar quaisquer obstruções, arestas ou soluções de continuidade”. Exigências sobre seu uso estão presentes ainda na NBR 9050, que trata sobre acessibilidade.

Pensando em aliar estética à segurança, nossa equipe desenvolveu este projeto para uma residência no Cond. Parque Florestal, no Horto Florestal, em Salvador. Veja o resultado:

corrimao