Captação de energia solar residencial: vale a pena investir?

O sistema de captação da energia do sol em residências ainda é pouco utilizado no Brasil, mas a previsão da Aneel é de que, até o ano de 2024, cerca de 700 mil lares estarão adaptados para usufruir da tecnologia no País. A questão é saber quando vale a pena e quando não vale a pena investir no método.

Inicialmente, é importante avaliar o potencial do imóvel, pois os painéis precisam ser instalados em um local exposto ao sol por mais de quatro horas diárias. A possibilidade de construção de prédios altos no entorno, que ultrapassem o tamanho da residência, por exemplo, pode inviabilizar a obra. Por isso, a análise de um arquiteto é fundamental para o sucesso do projeto.

Uma vantagem interessante do uso de energia solar é a facilidade na manutenção dos equipamentos elétricos domésticos, pois ela não causa superaquecimento nos aparelhos. Por outro lado, havendo qualquer defeito ou caso o sistema estrague, a companhia elétrica não fará reparos, pois ainda não existe seguro de companhia elétrica que cubra problemas com este tipo de instalação.

A Resolução Normativa 482 da Aneel regulamenta o uso da energia solar no Brasil e traz, inclusive, a previsão de compensação de créditos favorável ao consumidor. Isso significa que o excesso de energia produzida e que não foi utilizada será exportado para a rede da companhia de energia e vai virar um crédito na conta do consumidor, que pode ser usado em até 36 meses.

Claro que tudo isso tem um gasto e não é baixo, o retorno do investimento pode durar em torno de 10 anos. No entanto, é importante ponderar a relação do custo x benefício, pois as vantagens podem ser indiscutíveis a longo prazo. Temos uma energia muito cara, que anualmente é corrigida com base na inflação e, além disso, a instalação do sistema vai valorizar o imóvel.

Para completar, caso você consiga produzir toda a quantidade de energia que utiliza em casa, sua conta de energia será praticamente nula, com o custo apenas da taxa de conexão do sistema à rede elétrica. Uma economia bastante significativa para o bolso do consumidor.

04 vantagens do uso de energia solar

1.Ela é gratuita
2.A energia solar não emite poluição
3.Sistemas de captação requerem manutenção mínima
4.Não causa interferência em aparelhos eletrônicos

04 desvantagens do uso de energia solar

1.Não há produção à noite
2.Condições climáticas interferem na variação da produção
3.Custo inicial ainda é alto
4.Formas de armazenamento pouco eficientes

energia-solar-residencial_foto2