Renove o piso com pouco gasto e sem quebra-quebra

Quantas pessoas não desistem de mudar o piso de casa, preocupadas com os altos custos e os transtornos comuns de uma reforma? Certamente, inúmeras. O que elas não sabem é que existem ótimas alternativas disponíveis no mercado para revitalizar a decoração, transformando o chão da residência com praticidade e economia. E mais: contribuindo com o meio ambiente, a partir do uso da técnica da reciclagem.

Restaure seu piso de madeira – Se o piso de sua casa é de madeira, uma solução é restaurá-lo. Existem empresas especializadas neste segmento. Tendência na década de 50, este tipo de piso resistiu ao tempo e ainda hoje é bastante utilizado. Com o passar dos anos, o taco ou assoalho ganha arranhões, trincas e perde o brilho, desvalorizando a decoração. Sem falar no descolamento de rejunte, muito comum de acontecer.

O procedimento para a revitalização do piso de madeira é dividido em três etapas: raspagem, limpeza e aplicação de verniz. Mas ele só poderá ser adotado se a madeira tiver ao menos dois centímetros de espessura, para não estragar o revestimento. O profissional vai avaliar se é necessário repor alguma peça e prender aquelas que estiverem soltas. Depois é só raspar a camada superficial, para remover manchas, riscos e rachaduras.

Em seguida basta fazer toda a limpeza, com a remoção dos resíduos de sujeira, e a madeira ganhará aspecto de nova. O último passo é o acabamento, com a aplicação de verniz, resina ou stain.

piso_renovado_interna

>> Dicas importantes

-Madeiras maciças como ipê, jatobá e cumaru são mais resistentes e permitem até três restaurações sem qualquer problema.

-Pisos de amêndola (bracatinga) ou eucalipto são pouco resistentes e normalmente não possibilitam a restauração, exigindo a troca.

Pisos de pedras – Quem possui pisos de pedras em casa também está apto para usufruir da técnica de restauração. A perda do brilho pode ser facilmente resolvida com um novo polimento ou aplicação de produto químico. O detergente vai resolver o problema das manchas e a sujeira. Apenas a descamação do piso pode acabar exigindo a troca da pedra.

>> Dica importante

-O granito é muito mais resistente que o mármore.

Se a restauração for contraindicada – Ainda que seja necessário fazer a substituição do piso, você poderá escolher uma opção financeiramente mais viável. Há duas soluções com bons preços no mercado, em se tratando de pisos quentes: os pisos estruturados e os laminados. Os pisos estruturados possuem uma camada de madeira nobre, entre 3mm e 6mm, sobre um compensado. É possível deixar a cor natural ou tingir.

Por sua vez, os pisos laminados são ainda mais baratos, porque não possuem madeira. O revestimento é feito em laminado melamínico ou fenólico. Por aqui o material tomou fama pelo nome do principal fabricante, fórmica. O laminado pode imitar a madeira, ser colorido e até ter algum tipo de estampa, fica a gosto do freguês. Ele é fácil de instalar e de limpar.

Sobreposição de pisos – Quando o atual piso é um revestimento frio, como porcelanato, azulejo ou um tipo diferente de cerâmica ou cimento, a opção de restauração torna-se impossível. Em compensação, você pode instalar um novo piso sobre o atual, utilizando argamassa especial.

Há bons materiais para a sobreposição de pisos. As cerâmicas slim são finas e propícias, mais caras que outros tipos de cerâmica, mas custam menos do que quebrar todo o piso antigo. Também é possível usar revestimento vinílico ou emborrachado. E se você quer mesmo investir no revestimento, pode até escolher um belo de um porcelanato.

>> Dica importante

-Atenção ao nível do chão, para o novo piso não ficar mais alto que a soleira da porta.