Escolha o tipo de grama ideal para sua necessidade

Se você está pensando em cultivar um lindo jardim em casa ou até construir um campo de futebol, precisa avaliar com cuidado o tipo de grama que irá plantar. Fatores como o clima da região, luminosidade, tamanho do terreno e necessidade de uso interferem diretamente na durabilidade e funcionalidade da grama. Um gramado bem cuidado valoriza a área externa do imóvel, além de criar uma unicidade para os diversos tipos de vegetação do jardim.

Existe no mercado uma variedade enorme de espécies, que são comercializadas em pedaços, rolos e até sementes. Antes de decidir pelo tipo de grama, portanto, é fundamental avaliar as características do local, já que as gramíneas não possuem apenas função estética. No Brasil, há algumas espécies mais comuns e com usos bem específicos. Conheça abaixo os tipos mais usuais e indicações, que vão te ajudar a fazer a escolha certa.

1.Grama Batatais (Grama Mato Grosso): possuem folhas mais longas e têm boa resistência a climas secos, a pragas e ao pisoteio. Não é indicada para locais com sombra, pois ela precisa de muito sol. Conhecida como grama de pasto e facilmente encontrada no País, é muito utilizada na cobertura de solos mais frágeis, minimizando os efeitos do desgaste do solo e servindo como um filtro para a água. O corte precisa ser feito com frequência, para manter a beleza do gramado. É indicada para áreas públicas e beira de estradas, além de seu uso costumeiro em pastagens.

grama

2.Grama Bermuda: suas folhas crescem rapidamente e possuem formato estreito. Apesar da textura macia, elas são fortes, com bastante resistência ao pisoteio e rapidez na regeneração, quando pisoteadas e expostas a maus-tratos. Ela é bastante indicada para preencher campos para prática esportiva, a exemplo de futebol, polo, golfe e tênis. Também podem ser utilizadas em playgrounds.

grama

3.Grama Coreana (Grama Japonesa): com folhas mais estreitas e curtas, esse tipo de gramínea tem uma coloração bastante intensa, além de caules e raízes bem fartos. Suas folhas se destacam esteticamente e são bem macias ao toque. É muito indicada para os chamados jardins orientais, caracterizados pela presença de árvores, arbustos e elementos que criam uma sensação de paz e tranquilidade no ambiente. Essa espécie dá um toque de delicadeza ao jardim e é esteticamente apreciável. São mais frágeis e não resistem ao pisoteio nem à seca. Também não são indicadas para locais de sombra.

grama

4.Grama Esmeralda: um dos tipos mais comuns no Brasil, a esmeralda forma um longo tapete com tonalidade de um verde bem intenso, folhagem média e estreita. Ela é macia e resiste bem ao pisoteio. Seu caule cresce paralelamente ao chão e se entrelaça com as folhas, criando um visual bem bonito e uniforme. É mais indicada para áreas expostas constantemente ao sol, como jardins residenciais, áreas industriais, áreas externas em casas de praia e campo, playgrounds e campos esportivos.

grama

5.Grama São Carlos (Grama Catarina ou Curitibana):  tem tonalidade mais escura e folhas mais largas, lisas e sem pelos. Seus caules são rastejantes e abundantes. Adapta-se bem a áreas ensolaradas e sombreadas, além de ser resistente a pragas, ervas daninhas e a pisoteio. Cresce pouco para o alto, é um gramado mais denso. Indicada para jardins públicos e residenciais, áreas industriais e casas de campo, principalmente em regiões de clima mais frio.

grama

6.Grama Santo Agostinho (Grama Inglesa): um tipo de gramínea rústica, a santo Agostinho possui tamanho mediano e folhas bem lisas e é bem resistente a doenças e pragas. Ideal para a área litorânea e semissombreada. Tem recuperação lenta após o corte. É mais indicada para regiões de praias, serras a com nível alto de umidade.