Dê um up na decoração reaproveitando objetos

Em tempos de crise, reciclar e reaproveitar se tornaram as palavras do momento. Esses verbos mágicos estão com toda pompa inclusive quando o assunto é decoração. Se você quer dar uma melhorada no visual de casa ou do escritório, mas não pode investir altos valores no projeto, que tal repaginar o ambiente transformando e reutilizando os seus próprios móveis e objetos decorativos? É possível obter resultados incríveis e criar um ambiente completamente novo e personalizado gastando pouco e usando a criatividade. O reaproveitamento é sempre uma boa pedida.

Logo abaixo seguem algumas dicas de objetos que podem ser resignificados dentro do conceito e estilo de cada um. Agora é só deixar a imaginação fluir:

Escada de madeira – se você tem uma sem uso, você pode integrá-la na decoração de diversas formas, dando um toque de charme ao ambiente. Já pensou um ter uma incrível floreira em casa? Basta pintar a escada, usar tábuas para criar prateleiras ligando os degraus e colocar pequenos jarros com flores. E, se quiser mais funcionalidade, pode plantar nos jarrinhos temperos e criar uma horta caseira. Mas também é possível fazer da escada, se for pequena, uma bela mesa de apoio ou até um revisteiro. Abuse do reaproveitamento!

Gavetas de cômodas – sabe aquela cômoda antiga de que você quer se livrar? Sabia que dá para promover o reaproveitamento das gavetas em outro contexto? É possível fazer um armário bem moderno, montando as gavetas umas sobre as outras. As gavetas mais rasas podem se transformar em bandejas lindas e cheias de originalidade, onde você pode colocar copos e bebidas na sala, ou bens pessoais e de higiene, no quarto e banheiro. E que tal fazer aquela horta caseira que mencionamos acima em gavetas?

Blocos de concreto – o concreto dá um toque rústico e brutalista à decoração, podendo ser inseridos de diversas formas no ambiente. É possível criar uma estrutura para sofá super ousada com eles. Ou um pé de mesa bem original, coberto com uma tampa de vidro. Para evitar que fiquem soltando pó, você pode passar verniz. Montados uns sobre os outros, você terá uma mesinha de centro bem diferente. Eles caem perfeitamente em áreas externas e podem servir de vasos. E dá pra construir uma adega de vinhos maravilhosa só com blocos de concreto.

Caixotes de feira – basta que esteja bem conservado para que esse item se torne um coringa na decoração, devido às várias possibilidades de uso. Sobrepostos, eles se transformam em uma bela estante ou uma cômoda muito atrativa. E se você posicioná-lo na vertical, instalar uma prateleira no meio e pés ou rodinhas, você terá um super criado-mudo, um barzinho para a sala, uma bela fruteira ou um nicho móvel. Interessante, não é?

Bandejas – então, aquela bandeja abandonada pode ganhar destaque no quarto, na sala ou no banheiro. Você pode utilizá-la como organizador de objetos. Sobre ela, seu lindo conjunto de copos e a garrafa de bebida, seus itens de higiene pessoal, seus perfumes ou suas maquiagens. É só escolher onde quer colocá-la para definir que objetos serão dispostos em cima.

Pallet – esse é um objeto queridinho, pois tem uma enormidade de usos. Nada de jogar o pallet fora! Experimente construir um sofá ou criar uma base para a cama. Também dá para fazer uma adega rústica, uma mesinha de centro, dentre outras opções. Você pode invernizá-lo, mantendo o tom amadeirado, ou pintá-lo com a cor que mais combina com seu estilo. E se for apostar na mesinha de centro, coloque um tampo de vidro por cima. Vai ficar uma mistura bem bacana.

Sapateira – aquelas sapateiras de tecido ou plástico não precisam ser descartadas. Uma boa solução é transformá-las em organizadores. Dá para guardar ferramentas, se você tem uma área de serviço ou uma garagem em casa. Elas também podem virar um jardim vertical, para que você possa plantar suas hortaliças e temperos. No banheiro, seus materiais de beleza e higiene estarão sempre à sua mão, se organizados nela.

Como vocês podem ver, as soluções para reaproveitamento e reciclagem são incontáveis. Antes de sair se livrando de alguns itens, vale a pena fazer uma boa pesquisa para verificar de que forma você pode dar um novo uso aos tais objetos em sua decoração. Daí é só se inspirar e colocar as mãos à obra.

Confira as imagens da galeria abaixo: