Como escolher cortinas? Criamos um passo a passo para você não errar

Escolher as cortinas certas pode se tornar um processo longo e confuso, ainda mais com a infinidade de opções existente no mercado. Para facilitar a sua vida, o blog Casa Para Viver criou um passo a passo infalível para te ajudar a encontrar cortinas lindas e mais adequadas para a sua necessidade.

As cortinas são peças essenciais na hora de definir o visual do seu projeto de decoração. Além de bonitas, as cortinas também são extremamente funcionais, pois promovem o isolamento acústico, podem servir como divisórias na separação de espaço, protegem os móveis do sol e controlam a luminosidade e ventilação do ambiente.

Para sair às compras e não errar na escolha, siga os seguintes passos:

 

PASSO 1 – Defina a função da cortina

 

Cortina Blackout – Fonte: Blog Lovin

 

Qual é o papel da cortina naquele ambiente? Ela está ali para proteger a sua privacidade? Deixar o ambiente na penumbra? Apenas como item decorativo? Fica mais fácil escolher uma cortina quando a gente decide para que ela serve – por exemplo: você precisa de uma cortina para decorar uma sala de estar onde recebe amigos ou assiste filmes com a família, mas ele recebe muito sol durante o dia. Neste caso, você pode direcionar o seu olhar para peças criadas com tecidos mais encorpados, com forro, ou até mesmo com blackout.

Uma vez que você defina o propósito da cortina, fica mais fácil reduzir o seu leque de opções.

 

PASSO 2 – Faça uma lista com os seus materiais favoritos

 

Fonte: Blog Casa da Valentina

 

Seda? Bambu?  Algodão? Shantung? Com tantas possiblidades, definir os tipos de tecido que mais se adequariam à sua proposta para o ambiente faz uma grande diferença na hora da decisão. Neste momento, leve em conta a aparência do local que será decorado (cores dos móveis e das paredes, por exemplo), a funcionalidade da cortina naquele ambiente e o quanto de trabalho você aceita ter para manter a cortina limpa e bonita.

Se ela será colocada em um ambiente mais formal, ou com uma decoração mais glamourosa, pode ser interessante investir em uma cortina de veludo, de seda com forro (para não manchar com a exposição ao sol) ou de algodão, o tecido mais coringa para cortinas.

Já se a decoração do local tem uma abordagem mais informal, você pode escolher cortinas com tecidos mais despojados, como as fibras naturais, bambu, linho e tergal. Sua prioridade é a manutenção? Então opte por tecidos 100% sintéticos, de fácil limpeza, que podem ser lavados em casa. Tecidos naturais devem ser lavados somente em lavanderias especializadas.

Tecidos mais pesados, ou com sobreposições, são ideias para ambientes mais imponentes ou frios. No entanto, não dobram de maneiras interessantes, e podem ser sisudos demais. Já as cortinas feitas com materiais mais fluidos deixam o local mais despojado sem deixar de preservar a luminosidade do ambiente, ou obscurecer uma bela vista. Leve em conta que, neste caso, essas cortinas não funcionam tão bem em ambientes muito ventilados ou com janelas muito grandes, pois não filtram inteiramente a luz e o vento que entram no local.

 

 PASSO 3 – Fita métrica: a sua melhor amiga

 

 

Definido a funcionalidade da cortina e o tecido, chegou a hora de sacar a fita métrica ou a trena e se decidir pelo comprimento e largura do material utilizado. Cortinas curtas funcionam apenas em quartos infantis ou em locais que existam bancadas embaixo da janela ou móveis embaixo de peitoris. Para dar um charme ao ambiente, sugerimos que a barra da cortina toque o piso do ambiente onde ela será instalada, ficando no máximo até poucos centímetros acima do chão para não acumular poeira. Já a largura dela varia de acordo com a sua preferência.

Quer uma cortina bastante franzida e ampla? O ideal é que o tecido escolhido seja entre duas a duas vezes e meia mais largo que a janela designada. Busca apenas emoldurar a janela ou deixar o local mais descontraído? Aposte em um tecido uma medida e meia mais largo que a janela. Também considere o alinhamento da cortina à parede onde ela ficará exposta. Quanto mais acima da janela o varão ficar, maior a sensação de amplitude, levando os nossos olhos a acreditarem que o ambiente aparenta ser mais alto do que ele realmente é.

 

PASSO 4 – Trilho ou varão? Qual é o suporte ideal?

 

Foto: Jimmie Martin California

 

Como será sustentada? Quando se trata de suporte de cortina, as opções podem deixar qualquer um zonzo!

Caso você escolha os trilhos parafusados no teto e fixadas com rodízio, um diferencial na decoração do ambiente é ter o cuidado de disfarçar a aparência dos trilhos com um cortineiro de gesso ou madeira, ou até mesmo um bandô de cortina. Apesar de favorecer a movimentação da cortina, os trilhos dificultam a sua retirada e podem se desprender dela com muito mais facilidade.

Já o varão deve ser mantido à vista, e tornado parte da ambientação do local sem ser chamativo, combinando com a cortina. Mais práticos, eles facilitam a retirada para limpeza ou substituição. Existem varões presos com parafusos e outros encaixados em molduras de janela, presos por tensão. Os primeiros, mais comuns, suportam qualquer peça. Já os últimos apenas funcionam com cortinas feitas de tecido leve.

Ao optar pelo varão, você pode escolher cortinas feitas com ilhó, argola e alças. Com os ilhoses, a peça ganha mais leveza no movimento. No entanto, caso as cortinas sejam muito pesadas, os ilhoses podem desgastar e danificar o material, além de atrapalhar a movimentação dela. A argola e as alças sustentam melhor o peso da cortina, mas a última opção dá mais trabalho de ser confeccionada. Para finalizar o look, as ponteiras dão um toque final para as cortinas com varão e impedem que o tecido saia dele.

 

PASSO 5 – Vamos pensar no modelo de prega!

 

Por fim, antes de partir para a compra da cortina dos seus sonhos, você também precisa definir o tipo de acabamento da sua peça, que pode valorizar ainda mais a decoração do ambiente. Existem muitos tipos de pregas para serem usadas em cortinas de trilhos ou de varões. Confira alguns:

 

Fonte: Studio Decor

 

Sistema Wave

Vale destacar o sistema tipo wave (ou paulista) que funciona tanto no varão quanto no trilho. Por ser o mais prático e mais utilizado, é atualmente o sistema mais contemporâneo e clean. Além de criar uma ondulação bem bonita na cortina, ainda traz suavidade e sofisticação para o ambiente.

 

Sistema wave

 

Mas ainda não terminou! Confira agora as últimas dicas do Casa Para Viver para você escolher a cortina dos seus sonhos:

 

Persianas

 

Detestada pelos amantes das cortinas tradicionais, as persianas são boas opções para quem busca praticidade. A sua aplicação depende da harmonia com o ambiente e seus móveis. Recomendamos persianas para locais compactos, especialmente quartos e salas de residências, onde os moradores são alérgicos à poeira, assim como em escritórios. No primeiro caso, os modelos em rolo são a melhor opção. No segundo caso, as persianas verticais funcionam melhor. São fáceis de limpar e de manter, o que as torna uma opção a ser considerada.

 

Persiana vertical. Fonte: Site Simples Decoração

 

Evite o uso de cortinas no banheiro e áreas de serviço, pois o contato com a umidade pode provocar mofo. Caso seja necessário instalar uma cortina no local por conta da privacidade, o Casa Para Viver recomenda o uso de persianas, especialmente os modelos em PVC. Mais prático, e sem riscos à saúde da família.

Agora já deu para tirar suas dúvidas e escolher a sua cortina. É essencial levar em conta o seu orçamento e disponibilidade para manutenção da peça nesse momento, a fim de evitar arrependimentos.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Se você tem uma dúvida sobre arquitetura ou decoração, deixa aqui nos comentários. Pode virar o tema do nosso próximo post.