Aposte na criatividade para decorar a casa no São João

Arrumar a casa para o São João é essencial para quem não abre mão dos festejos juninos. Seja na “capitá” ou no interior, para entrar no clima do arrasta-pé e “pular a fogueira”, é preciso muito mais do que comidas típicas e um bom licor. A decoração não pode ficar de fora da festança.

Como a comemoração de São João remete à simplicidade e ao “rústico” do interior, não se preocupe tanto em deixar a decoração impecável. Aposte na reutilização de móveis, na chita, nas cores vibrantes e, principalmente, na sua criatividade. Então não se esqueça: o importante é levar o espírito caipira para a sua casa.

Está na dúvida de como organizar a decoração da festa? Não se preocupa não que o Casa Para Viver te ajuda nessa hora. Confira as nossas dicas.

 

ARRUMANDO O ARRAIÁ

 

Se o arrasta-pé for na área externa da casa, leve uma mesa para o lado de fora (para colocar as comidas e bebidas), separe um lugar para o som e que dê para as pessoas dançarem. Para as festas em apartamento, a dica é dividir os ambientes como se fossem barracas juninas. Bebidas em um canto e comidas em outro.

 

NÃO PODE FALTAR

Em toda decoração de festa junina, existem alguns itens que são fundamentais e ajudam a caracterizar o evento. São eles:

 

  • Tecidos Coloridos

Os tecidos são indispensáveis nas festas juninas, sejam nas roupas ou na decoração. Vale usar xadrez e chita para decorar a mesa, enfeitar as cadeiras, enrolar talheres, fazer bandeirinhas e por aí vai. Tudo depende da sua criatividade!

 

  • Bandeirinhas

As bandeirinhas são um item decorativo que não pode faltar em uma festa junina, pois fazem parte do visual tradicional. Você pode fazê-las com tecido ou optar pelas de plástico, que podem ser lavadas e guardadas para os anos seguintes.

 

  • Os chapéus de palha

Além de fazer parte do traje de caipira, o chapéu de palha entra também na decoração de São João. E as possibilidades são muitas: ele pode servir como arranjo de mesa e até para acomodar docinhos e pipoca. Outra boa ideia é compor uma parede com chapéus de vários tamanhos e estilos.

 

  • Imagens religiosas

Em meio a tantos itens de decoração, não se pode esquecer o símbolo principal da festa: o São João. Mesmo que você não seja religioso é bom incluir o santo na decoração. Eles podem ficar em um altar decorado, na mesa de doces ou logo na entrada da festa para “receber seus convidados”. Ah…Santo Antônio e São Pedro também podem participar da festa!

 

  • Espantalho

Feito da palha do milho e até de palito de picolé, o espantalho também é um clássico dos festejos juninos. Abuse da imaginação e coloque para fora o decorador que mora em você!

 

  • Fogueira

A fogueira também é um elemento muito tradicional nas festas juninas e são úteis tanto para decorar quanto para espantar o frio. Mas, se você não tem um espaço para acender uma fogueira de verdade, não tem problema. É possível produzir uma fogueira criativa usando papel laminado vermelho e amarelo. O importante é manter a tradição.

 

A CARÁTER

Essa é a parte mais divertida! Para a festa ficar ainda melhor, peça que seus convidados se vistam à caráter. Camisas quadriculadas, chapéus de palha, vestidos rodados, botas, laços, tranças e dentes pintados não podem ficar de fora da brincadeira. Ah… Se a festa tiver quadrilha não se esqueça de convocar a noiva, o noivo, o padre, o delegado e um pai ciumento.