11 dicas para organizar de vez a cozinha da sua casa

Postado em 23/06 em ORGANIZAÇÃO

Quem aí nunca perdeu um utensílio doméstico na cozinha? A situação tão comum para muita gente pode revelar que o ambiente está precisando de uma organização. Mesmo sendo o coração da casa, a cozinha é um dos lugares mais difíceis de se manter em ordem, já que ela apresenta uma grande variedade de itens, objetos de decoração, eletrodomésticos, além de alimentos.

Mas, não precisa se desesperar. Com muito ou pouco espaço, é possível colocar cada coisa em seu lugar e otimizar o cômodo que todo mundo ama na casa. Manter a organização desse ambiente pode até ser uma tarefa difícil, mas com planejamento tudo pode ficar perfeito. É preciso paciência e versatilidade para deixar tudo organizado e com fácil acesso.

Para te ajudar nessa tarefa, o Casa Para Viver separou algumas dicas para organizar seus utensílios da melhor forma possível.

 

  • Menos é mais

Faça uma limpa nas suas gavetas, separando o que não é usado ou o que não está em bom estado, para doar ou jogar fora. Uma cozinha entupida de coisas, dificilmente será uma cozinha bem organizada.

 

  • Separe os utensílios por categorias

Não misture pratos com copos ou pirex com canecas, cada tipo de utensílio, deve ter o seu lugar.

 

  • Invista em prateleiras

Organizar a cozinha quando o espaço é limitado pode se tornar um desafio. Para driblar o problema, opte por alternativas como ganchos, arames, carrinhos de apoio e móveis multifuncionais.

 

  • Onde guardar?

Para escolher o lugar das coisas, deve-se pensar, de que forma elas são usadas. As panelas e os talheres devem ficar perto do fogão. Os copos, perto da geladeira. Os pratos e as toalhas, perto da mesa e os panos de prato, perto da pia.

 

  • Uso diário X ocasiões especiais

É comum ter em casa aquele aparelho de jantar que ganhou no casamento ou comprou para usar em ocasiões especiais. Como eles não são usados no dia a dia, devem sim ficar guardados em um buffet, no alto dos armários ou cristaleira.

 

  • Vasilhas

Elas devem ficar separadas por tipo e uma dentro da outra, seguindo a ordem do maior para o menor. As tampas, podem ser empilhadas ao lado ou abaixo delas. Também da maior para a menor para facilitar a visualização. Não é aconselhado guardar os potes fechados para evitar cheiros.

 

  • Panelas

Elas devem ser organizadas por frequência de uso, ou seja, as menos utilizadas embaixo ou ao fundo e as de uso cotidiano acima ou à frente. Lembre-se que não há necessidade de ter muitas panelas expostas, um jogo é suficiente. Afinal, o máximo que um fogão tem são seis bocas. Ah… Frigideiras de diversos tamanhos ficam ótimas empilhadas.

 

  • Copos, xícaras, taças e canecas

Xícaras, copos e afins não devem ser empilhadas por motivo de segurança. O certo é guarda-las em fileiras. No caso de falta de espaço, use uma prateleira no fundo do armário para acomodar os itens.

 

  • Mantimentos

Para facilitar o uso, guarde-os separados em três categorias: refeições, café da manhã e lanches rápidos. Mantimentos abertos precisam ficar em potes fechados, sem esquecer de anotar a data de validade. Sempre coloque na frente o que está em uso e atrás os alimentos pouco utilizados ou que não estão abertos.

 

  • Panos

Panos de prato, panos de pia e pegadores de panela também devem ter um espaço reservado para eles. Se não tiver uma gaveta sobrando, use um cesto de vime ou até uma caixa forrada com um tecido a seu gosto. Lembrando que os panos devem ser colocados um ao lado do outro, em formato de rolinho, para facilitar a organização e otimizar o espaço.

 

  • Gaveta de bugigangas

Sempre existem aquelas coisas que não sabemos onde se encaixa! Sendo assim, reserve uma gaveta apenas para esses tipos de itens. Para evitar o caos nessa gaveta, use divisórias nela, para evitar que ela se transforme na gaveta do terror!

 

Dicas gerais

– Faça etiquetas para os potes que irão armazenar os alimentos

– Ao organizar o armário dos alimentos ou a despensa, confira a validade de cada produto!

– Ao organizar o armário reserve uma parte para eletrodomésticos, assim você não perde muito espaço na bancada.

– Os itens mais usados na cozinha devem ficar em uma altura adequada para você e que seja simples de pegar.

– Evite guardar alimentos nos armários embaixo da pia. O local úmido e pode comprometer a qualidade dos alimentos.

– Deixe os panos de prato mais próximos da pia, assim evita-se que ao lavar a mão, a água saia respingando pelo chão.

Sobre o Autor

Redação Casa para Viver">Redacao Casa para Viver