Sistema de energia solar para residências vale a pena?

Postado em 30/06 em CASA SUSTENTÁVEL

Economia e sustentabilidade são as palavras do momento para quem está pensando em ter uma casa. E existem várias maneiras de alinhar essas duas palavrinhas de sucesso. Uma delas é a utilização de painéis de captação solar, que transforma a luz do sol em energia.

Por esse motivo, essa energia é considerada sustentável e limpa, já que não produz resíduos e traz benefícios ambientais no que diz respeito à redução de emissões de gases de efeito estufa, diminuindo assim a quantidade de carbono produzida.

 

A energia do sol pode ser utilizada de duas formas. A primeira é conhecida como fotovoltaica e utiliza painéis que possuem células fotovoltaicas. Essas células são dispositivos semicondutores que captam a luz do Sol e a transformam em energia elétrica de forma direta.

A segunda maneira é a térmica e utiliza o calor do sol para aquecer a água que se transforma em vapor, em um procedimento semelhante ao das termoelétricas.

Com esses dois métodos é possível utilizar essa energia em casa tanto na rede elétrica como para aquecimento da água. Para te ajudar a entender mais sobre essa energia limpa, o Casa Para Viver te explica como o sol se transforma em energia e as vantagens desse sistema.

 

Como o sol se transforma em energia

1- A luz solar “bate” nos painéis colocados no telhado de casas ou condomínios. Os painéis absorvem a energia do sol e fazem
a corrente elétrica circular entre duas camadas com cargas opostas.

2- Os painéis “pegam” as partículas de energia solar e as transformam em elétrons com a ajuda de um equipamento chamado inversor.  Esse equipamento transforma a energia em eletricidade para ser utilizada em diversos fins, como acender lâmpada, ligar a televisão ou o ar-condicionado.

 

Vantagens:

– A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e inesgotável.

– A energia solar é de instalação rápida tem sistema totalmente silencioso

– Valorização imobiliária (imóveis sustentáveis se valorizam em até 30%).

– As placas usadas na produção são resistentes e não precisam de linhas de transmissão

– Baixa necessidade de manutenção

– Os painéis solares estão cada vez mais potentes e seu custo vem diminuindo. O que torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você pode ainda deixar a sua dúvida logo abaixo nos comentários. Pode virar a nossa próxima pauta.

Sobre o Autor

Redação Casa para Viver">Redacao Casa para Viver