Tijolo aparente traz charme e rusticidade para ambientes

Alguns materiais nunca perdem espaço na decoração. Um deles é o tijolo aparente. Ao utilizar o “tijolinho à vista”, o espaço ganha um ar rústico, acolhedor e descolado. Versátil, esse recurso pode ser usado do banheiro à fachada. Seja com um revestimento verdadeiro ou papel de parede imitado o visual, o estilo é uma ótima opção para renovar o seu ambiente.

(Foto: Histórias de Casa)

São muitas as vantagens de optar pelo tijolo aparente na decoração. Além da durabilidade, custo baixo e versatilidade, o material também oferece conforto térmico e isolamento acústico. A atenção maior deve ocorrer quando o uso é em áreas externas, como canteiros ou varandas. Nesses casos, recomenda-se realizar manutenções constantes e utilizar acabamento impermeabilizado, evitando a umidade e o aparecimento indesejado de fungos e limo.

 

Inspiração

(Foto: Pinterest)

O estilo é inspirado nos apartamentos de Nova York e Londres, que possuem muitas construções antigas feitas de tijolinho. Como adquirir um imóvel nessas cidades é muito caro, as pessoas acabam alugando e, por conta disso, não mexem na decoração. Deste modo, preservam o material em seu interior e o estilo de residências da região.

Por aqui, o estilo já está presente em diversas residências e ambientes comerciais, além de também harmonizarem com os mais variados estilos de interiores – do clean ao moderno, passando pelo contemporâneo. É importante destacar que o tijolo aparente não precisa estar relacionado apenas com casas rústicas, podendo ser usado na cidade, na praia e no campo.

Foto: Pinterest)

O recurso pode trazer muita modernidade ao ambiente, dependendo da maneira como é utilizado. O mercado oferece muitas opções de tijolos. Se está nos seus planos construir uma parede com esse material, pesquise o efeito que mais te atrai para escolher corretamente as peças e o acabamento. Outra preocupação deve ser a qualidade do pedreiro que vai executar a obra.

Confira dicas que o Casa Para Viver separou, para você acertar no uso da parede de tijolinhos!

 

Compondo Ambientes

(Foto: Reprodução Casa e Jardim)

A união com outros artigos decorativos, como espelhos, estantes, luminárias, ornamentos metálicos, pode trazer um ar mais descolado ou mais aconchegante, dependendo da forma com que você escolher harmonizar.

Os tijolos podem ser usados:

(Foto: Pinterest)

– Naturalmente sem reboco: ideais para receber objetos de cores mais fortes e vivas;

– Pintados de branco: proporcionam uma aparência mais clean, leve e delicada para os ambientes;

– Texturizados artesanalmente: feitos um a um com traços e desenhos personalizados. Muito utilizados em varandas;

– Com cores mescladas: as cores desses tijolos são diferentes e variam do alaranjado a um tom mais puxado para o café. Ótimos para cozinhas e áreas externas;

– Patinado: em que é passado o reboco e retirado de forma desigual, para que os tijolos possam aparecer parcialmente. Costumam compor muito bem as salas.

 

Vantages x Desvantagens

(Foto: Pinterest)

Antes de optar por esse revestimento é importante saber que existem prós e contras:

Vantagens: 

  • Preço acessível;
  • Material resistente e de durabilidade alta;
  • Traz conforto térmico;
  • Proporciona isolamento acústico;
  • É versátil, com várias opções de tamanhos e cores.

Desvantagens:

  • Por ter diversos tamanhos e cores, é recomendado que seja comprado de um mesmo fornecedor;
  • Suja com muita facilidade;
  • Necessita de manutenção constante;
  • Precisa de acabamento impermeabilizado, contra umidade, para evitar o aparecimento de fungos e limo, além de retardar o desgaste do material.

 

Sem obra!

(Foto: Papel e Parede)

Se você não quer ter muito trabalho e deseja optar por algo mais prático, a dica é investir em revestimentos superficiais, como papel de parede, adesivo de parede ou pisos cerâmicos que façam alusão aos tijolinhos. Basta decidir qual o estilo desejado e aplicar em sua parede!

 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!