Caixas organizadoras: esconda a bagunça com charme

Grandes, pequenas, coloridas, lisas ou estampadas, as caixas organizadoras são soluções muito práticas e bonitas para deixar a casa arrumada. Além úteis, elas podem ser utilizadas como parte da decoração em qualquer lugar da casa ou escritório.

Para deixar os ambientes bonitos usando as caixas organizadoras é preciso soltar a criatividade e escolher modelos com estampas e combinações de cores que ofereçam um toque diferenciado ao ambiente em que serão usadas.  Mas, é preciso usá-las com moderação. Deixar muitas caixas à mostra pode pesar no ambiente.

(Foto: Westwing home&living)

Procure sempre colocar caixas de estilo e material semelhantes no mesmo lugar, ainda que você escolha fazer uma montagem com estampas, tamanhos e cores diferentes. Isso é fundamental para dar a impressão de unidade. Busque também alinhar o visual das caixas com a decoração do restante do cômodo.

Atenção! Não se esqueça de identificar cada caixa de acordo com seu conteúdo. Se optar por etiquetas, tome apenas o cuidado delas serem bonitas e pequenas para que não apareçam mais do que a caixa, principalmente se ela for ficar exposta. Confira as nossas dicas e arrase na escolha!

 

Conhecendo os materiais

 

(Foto: Mobly)

Se você não tem experiência com caixas organizadoras, ficará surpreso com a variedade de modelos disponíveis por aí e seus diferentes materiais. Mas antes de escolher apenas pela cor, é bom entender onde cada um deles deve ser usado. Confira!

  • Papel: as caixas de papel são perfeitas para escritório, quarto ou até mesmo a sala. São ideais para guardar coisas secas.
  • Plástico: as caixas desse material são ótimas para guardar itens que podem molhar, sendo mais usadas na cozinha e no banheiro.
  • Vime ou palha: teoricamente, essas caixas podem ser usadas em qualquer cômodo, já que são resistentes à umidade. Mas, como acumulam bastante poeira, ficam melhores dentro dos armários.
  • Madeira: dependendo do acabamento do material, essas caixas podem ser usadas em qualquer cômodo. São mais resistentes e ideais para armazenar itens pesados.

Um estilo para cada cômodo

 

Sala

 

(Foto: Balle Diva)

Invista em prateleiras com mix de caixas organizadoras e objetos de decoração, como livros, porta-retratos, etc. Lembre-se que essas caixas precisam ser mais trabalhadas e com um acabamento bacana, pois irão ficar à mostra. Existem modelos em preto e branco, forrados com couro, tecidos, estampados, de estilo clássico ou contemporâneo. Tudo vai depender do seu estilo. Ah…. Procure combiná-las com a decoração do cômodo.

 

Cozinha

 

(Foto: Pinterest)

Sempre existem aqueles itens de cozinha que você não sabe onde enfiar! Então, reserve uma gaveta e caixas organizadoras apenas para esses tipos de objetos. Assim as suas bugigangas ficarão mais organizada e, consequentemente, será mais fácil de encontrar as coisas. As caixas também são ótimas para guardar abridores, forminhas e objetos pequenos.

 

Quarto

(Foto: Pinterest)

Além de servirem para acomodar documentos, fotos, cartões e maquiagem, as caixas também podem servir para guardar roupas. Para armazenar sapatos, especialmente os de couro, opte por caixas com furinhos, pois o material precisa respirar. Outra dica é investir em caixas redondas para chapéus.

Durante as estações quentes, use caixas para guardar roupas de frio, como casacos, cachecóis, edredons, etc. Quando o inverno chegar, inverta, guardando os biquínis e acessórios de moda praia dentro delas. A ordem é sempre guardar nas caixas os itens pouco utilizados.

 

Banheiro

 

(Foto: Pinterest)

Neste cômodo, use apenas caixas de plástico ou materiais sintéticos, que não estragam com a umidade. Nossa sugestão é usar cestinhos menores para cada categoria de produto, como: higiene pessoal, cabelo e hidratantes. Elas podem ficar dentro do armário, nas gavetas ou mesmo em cima da bancada. E não se esqueça de usar caixas fechadas para armazenar absorvente, remédios e outros itens que não são usados no dia a dia.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!