Conheça as lâmpadas que decoram e economizam energia

Uma parcela considerável das despesas de uma casa vem do consumo de energia. E, o maior desafio dos moradores de uma residência é sempre baixar o valor das temidas contas de energia. No entanto, o que muita gente não sabe é que o segredo está onde menos se imagina: nas lâmpadas. Pequenas e pouco notáveis, seus diversos modelos podem proporcionar uma economia significativa na conta de energia e também podem contribuir na decoração.

Mas, antes de sair procurando por modelos mais econômicos, é preciso entender sobre os conceitos de eficiência energética das lâmpadas. Essas são as palavras de ordem quando pensamos em economia de energia. A eficiência consiste na relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

(Foto: Pixabay)

Nas lâmpadas incandescentes e halógenas, por exemplo, 80% da energia utilizada é transformada em calor e apenas 15% gera luz. Toda esta energia transformada em calor é lançada no ambiente, causando aumento da temperatura e desconforto.

Vale lembrar que a iluminação sempre deve ser adequada a cada tipo de ambiente, pois tanto a falta como o excesso são prejudiciais aos olhos. Uma iluminação excessiva, além de desperdiçar energia, pode causar mal-estar. Por isso, a escolha das lâmpadas, principalmente para luminárias, deve ser feita considerando critérios de funcionalidade, temperatura de cor e outros fatores imprescindíveis ao clima de conforto da casa.

 

Lâmpadas

 

(Foto: Portal Eletricista)

Existem diversas maneiras de obter uma iluminação eficiente e que possibilite a redução do consumo de energia. Uma alternativa é substituir a tecnologia antiga por outra mais moderna. Ou seja, substituição das lâmpadas incandescentes ou halógenas por lâmpadas de LED ou fluorescentes. Entenda as diferenças:

– Incandescente: Cerca de 80% da energia é dissipada na forma de calor. A maior parte da energia é usada para aquecer a lâmpada e não para iluminar. A luz não pode ser direcionada, pois o filamento de tungstênio aquecido irradia luz em todas as direções.

– Halógena: economiza apenas cerca de 30% de energia. Muito comum para iluminação de destaque, decorativa e jardins. Funcionam em tensão de rede 127V ou 220V, podendo também ser encontrada em 12V. Produzem luz de alta intensidade e brilho, porém consomem o valor nominal (50W: consumo 50W; 40W: consumo 40W).

– Fluorescente: a economia pode chegar a 80%. Mais econômica do que a incandescente, a versão da fluorescente com 15W ilumina da mesma forma que a incandescente de 60W. Isso significa uma economia de 75% na conta de luz.

– LED: reduz em até 85% o consumo de energia. A lâmpada de LED consegue ser ainda mais econômica no consumo de energia. Com apenas 8W e com uma vida útil de 20.000h (média), tem a capacidade de deixar o ambiente iluminado, com a mesma intensidade que a incandescente de 60W ou a fluorescente compacta de 15W. É a mais econômica e eficiente.

 

Dicas de economia de energia

 

(Foto: Diário do Jequi)

• Não deixe luzes acesas em cômodos sem ninguém

• Limpe regularmente as luminárias e as lâmpadas, pois o acúmulo de pó, com o tempo, reduzirá a iluminação do ambiente.

• Dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares nos locais em que elas fiquem acesas mais de 3horas por dia. Além de consumir menos energia elas duram cerca de 6 a 10 vezes mais que as incandescentes.

• Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.

• Coloque mesas, lugares de leitura ou trabalho perto das janelas.

• Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados.

• Pinte de cores claras as paredes internas e o teto de sua casa, assim você poderá utilizar lâmpadas de menor potência para iluminar os ambientes.

• Ao adquirir um aparelho de iluminação exija o Selo Procel de Economia de Energia, dando preferência aos mais econômicos.

• Sempre opte por lâmpadas de alta eficiência luminosa (Lm/W), ou seja, lâmpadas que produzem mais luz com menor consumo de energia elétrica.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!