Vibe retrô: saiba como usar o ladrilho hidráulico na decoração

Postado em 08/09 em DECORAÇÃO

O ladrilho hidráulico não é uma peça de decoração recente. Os antigos mosaicos bizantinos usavam bastante o material para expressar arte e religiosidade. Naquele tempo, esses mosaicos eram utilizados para revestir pisos e paredes. Hoje o revestimento ganhou novas versões e usos variados, oferecendo um charme todo especial à decoração. 

No Brasil, a moda chegou nos anos 20, no período da imigração italiana. Naquela época, o ladrilho hidráulico era muito usado na Europa e os italianos trouxeram essa cultura para as terras brasileiras. Esse tipo de revestimento está voltando com tudo, impulsionada, principalmente, por uma tendência retrô que vem ganhando força no país.

Foto: Pinterest

Bastante versátil, esse revestimento pode ser usado não apenas para cobrir pisos e paredes, mas como verdadeiro elemento decorativo em cozinhas e áreas gourmet. Mas não se limita a esses ambientes e também é encontrado compondo a decoração de áreas onde há uma circulação maior de pessoas. A única contra-indicação de uso é em áreas onde há um sobrepeso muito elevado, como em garagens.

A grande desvantagem desses produtos é o preço que ainda é um pouco alto. Isso é explicado porque o modo de produção do ladrilho hidráulico é o mesmo de mais de um século atrás. A produção de um lote pode demorar até 30 dias para ser concluída. Uma alternativa viável, nesses casos, é o uso de revestimentos que imitam o ladrilho e possuem valores mais acessíveis do que as peças originais.

Mesa com tampo em ladrilho hidráulico e estrutura em madeira de lei. Parte do projeto de reforma de uma área de lazer com decoração no estilo mediterrâneo. Nada melhor para compor essa decoração do que ladrilhos hidráulicos cuja inspiração se remete aos tradicionais azulejos portugueses. Esta escolha foi feita devido a facilidade de manutenção e praticidade desse material. | Fonte: Projeto assinado pela Chastinet Arquitetura

Praticidade

O ladrilho hidráulico é produzido em formas de latão e feito à base de cimento.  Se bem cuidadas, essas peças mostram-se bastante práticas. Além de poderem receber restauração, uma boa lixada também é capaz de lhes devolver uma cor viva. Por serem mais grossos do que a cerâmica, é necessário calcular bem a espessura entre um e outro.

Por ser resistente a impactos e desgastes, o ladrilho pode ser o usado também no piso da casa, o que oferece novas formas de combinação entre o chão e as paredes. A limpeza também é muito simples: apenas um pano úmido ou sabão neutro e água são suficientes para garantir que o ambiente fique um brinco. Em contrapartida, os pisos do ladrilho precisam ser protegidos com impermeabilizante para evitar possíveis manchas.

Foto: Pinterest

Diversidade na decoração

O ladrilho pode ser usado nos mais diversos estilos de decoração. Devido a sua grande quantidade de desenhos e cores, pode ser utilizado em espaços mais descontraídos e mais tradicionais. Para os que procuram peças minimalistas, o ladrilho hidráulico é uma boa opção, pois há uma variedade de modelos em preto e branco. Mas os fãs das cores também se dão bem com esse revestimento, pois há opções geométricas, coloridas e florais.

Quem não tem medo de ousar nas combinações encontra no ladrilho uma opção excelente. Isso porque não há uma regra na hora de escolher cores, modelos ou combinações. Porém, uma dica importante é que os ladrilhos escolhidos combinem com o ambiente onde serão usados.  

Foto: Pinterest

Mas a versatilidade dos ladrilhos não está restrita a sua variedade de cores e modelos.  Até mesmo a maneira de como usar esse material é diversa. Um exemplo claro é uma tendência que tem crescido muito no mercado de decoração, a chamada “colagem”. Como funciona? Você utiliza uma mistura de cores e padrões aleatórios, formando uma espécie de painel do tipo patchwork.

 

 

Outra dica valiosa na hora de decorar sua casa com este material é usá-lo para cobrir apenas uma faixa do material. Assim, além de decorativo, os ladrilhos são usados também para destacar alguns detalhes da parede ou do piso.

 

 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!

Sobre o Autor

Redação Casa para Viver">Redacao Casa para Viver