É primavera! Aprenda a decorar sua casa com flores

Postado em 20/09 em DECORAÇÃO, FAÇA VOCÊ MESMO

A primavera é conhecida como estação das flores e parece que nesta época do ano tudo ganha mais cor. A exuberância das flores deixa os ambientes mais bonitos, harmoniosos e com uma sensação de tranqüilidade e bem-estar. E que tal levar um pouco do jardim para a sua casa? Separamos algumas dicas para você deixar os ambientes mais floridos, perfumados e aconchegantes.

Existe uma grande diversidade de flores que pode ser utilizada nos arranjos. Para escolher o tipo ideal, o primeiro passo é definir o local onde elas vão ficar. Versáteis, as flores podem ser colocadas em pequenos ou grandes arranjos, que podem ser usadas sobre móveis ou prateleiras.

Decoração com flores em varanda gourmet | Projeto de autoria da Chastinet Arquitetura

Você pode levar o charme das flores para a decoração de quase todos os cômodos. As salas de estar e de jantar disputam a preferência no momento de decidir onde colocar os arranjos florais. Mas hall de entrada, cozinha, varanda, quartos e banheiros também podem ser decorados com esses elementos.

Para ajudar você nesse processo, o blog Casa Para Viver separou algumas dicas importantes. Confira.

Parte da decoração

Como integrante dos elementos que compõem o ambiente, as flores também precisam estar em harmonia com o restante da decoração. Por isso, antes de comprar os arranjos, deve-se considerar os tons das paredes do cômodo e o tom dos demais elementos do ambiente, como móveis, tapetes e cortinas.

Em ambientes onde a movimentação é muito grande ou que servem de corredores, vale utilizar arranjos menores, que podem ficar sobre mesas de centro, cantoneiras, aparadores ou prateleiras. Em salas maiores, você pode usar enfeites mais volumosos.

Flores dando charme na mesinha de centro | Projeto de autoria da Chastinet Arquitetura

No quarto, as flores levam mais tranqüilidade e boas energias ao ambiente. Como é um lugar usado, geralmente, para descanso, uma dica é optar por flores com cores mais suaves e delicadas. Em quartos de casal, elas podem ser incorporadas como elementos que reforcem o romantismo do ambiente.  

Nas áreas da casa onde a decoração já conta com muitos elementos, o ideal é apostar em flores com cores neutras e suaves. Nesses casos, outra dica é usar vasos transparentes ou sem muitos detalhes. Já para o escritório, os arranjos devem ser pequenos e delicados e servem para quebrar um pouco a seriedade do lugar.

Utilização de flores no centro de mesa, utilização de cores vibrantes nas flores quando a decoração for mais clean | Projeto de autoria da Chastinet Arquitetura

Outro ambiente da casa que pode receber flores é o banheiro. Nesta área, a sugestão é apostar em flores de cores vivas, que podem ser colocados sobre a pia, dando um charme todo especial.  

Moderação

Apesar de toda a beleza das flores, é preciso tomar cuidado com o seu uso excessivo na decoração. É preciso usar os arranjos na quantidade certa e tomar cuidado com a escolha da cor da flor que vai ornamentar determinado ambiente para que não fique muito destoante dos demais elementos.

Decoração com flores em áreas de varandas | Projeto de autoria da Chastinet Arquitetura

Cuidados com a conservação

Por serem elementos vivos, as flores precisam de alguns cuidados para garantir a sua conservação. Não devemos nos esquecer que essas plantas podem murchar com facilidade, o que vai acabar comprometendo também a estética do ambiente. Confira algumas dicas para ajudar na preservação das flores:

– As flores devem ficar em ambientes arejados e frescos;

– Limpe o vaso com freqüência e não se esqueça de trocar a água.

– As pétalas e folhas que forem perdendo a beleza devem ser podadas;

– Evite deixar as plantas em ambientes com ar condicionado.

– Cuidado para não expô-las diretamente ao sol e ao vento;

– A terra das flores plantadas deve estar sempre úmida. Terra seca ou encharcada pode fazer mal para a planta. Evite o acúmulo de água no prato de apoio.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!

Sobre o Autor

Redação Casa para Viver">Redacao Casa para Viver