Conheça 5 dicas de como organizar uma sala de jantar com pouco espaço

Você acabou de comprar o apartamento dos sonhos e descobriu que a área da sala de jantar é super pequena? Não tem problema. Saiba que é possível ter um espaço para as refeições decorado e funcional, mesmo nos menores ambientes. Para fazer a sala de jantar pequena dar certo, o segredo é pensar sobre o espaço disponível e não exagerar na quantidade de móveis e itens decorativos.

Decorar uma sala de jantar em um espaço pequeno é uma realidade cada vez mais comum, principalmente com os novos empreendimentos de apartamentos. O desafio nesses casos é unir conforto e beleza no projeto de design de interiores. Por isso, é importante definir um estilo e pensar nas dimensões de cada mobiliário que irá compor o ambiente, levando em conta sempre a área de circulação.

Foto: Pinterest

Em casas e apartamentos pequenos, a sala de jantar muito provavelmente estará integrada à sala de estar. E o ideal é usar essa proximidade a seu favor, evitando separações com paredes, painéis ou outros recursos. A integração gera amplitude e permite a realização de projetos de decoração que envolvam os dois ambientes.

Veja outras dicas que o blog Casa Para Viver separou para você que quer decorar e organizar uma sala de jantar com pouco espaço.

Dica 1: Tamanho dos móveis

A primeira coisa a se considerar na decoração da sua sala de jantar pequena é o tamanho do mobiliário. Lembre que a distância ideal entre a cadeira e a parede deve ser de, no mínimo, 70 centímetros e ainda é necessário deixar espaço o para a circulação de pessoas entre a mesa de jantar e a parede. Nos casos em que o móvel fica em um corredor de circulação, o recomendado é que esta área de circulação seja de pelo menos 80 centímetros.

Foto: Pinterest

Dica 2: Otimize o espaço

Quando se tem pouco espaço para organizar uma sala de jantar é preciso abrir mão de alguns móveis ou substituí-los. Um desses casos é o bufê, que pode dar lugar a um carrinho de chá ou mesa de canto retrátil. Essa decisão deixará o ambiente mais prático. Também é possível aproveitar um espaço vazado para instalar uma adega.

Outra dica na hora de otimizar o espaço é evitar cadeiras volumosas, reclináveis e de estrutura pesada. Uma boa opção são as cadeiras em modelos ergonômicos, que fazem um ângulo de 90º com o assento.

Dica 3: Iluminação correta

A iluminação adequada ajuda a valorizar a decoração do espaço. Um lustre ou luminária pendente são as escolhas ideais para a mesa de jantar, pois ajudam a manter o centro em destaque e a deixar a sala mais elegante. A iluminação branca também é uma boa aliada na decoração, pois amplia a sensação de espaço.

Foto: Pinterest

Também é importante manter os cantos bem iluminados. Em espaços pequenos, uma saída é optar por uma iluminação embutida, pois ela evita a barreira visual que o pendente cria.

Dica 4: Aposte no espelho

Extremamente versátil, o espelho é um item que pode assumir muitas funções em uma decoração. No caso da sala de jantar pequena, ele se mostra como um diferencial, pois seu reflexo pode espelhar a mesa de jantar e trazer mais conforto para a decoração. O uso de móveis espelhados também pode ajudar a proporcionar essa ideia de amplitude.

Instalar um espelho retangular na parede atrás da mesa de jantar é uma boa opção para dar a sensação de que o cômodo é maior. Isso também impede que os convidados fiquem olhando para uma área vazia durante as refeições. O cuidado que é preciso ter nesses casos é de não colocar um espelho em frente ao outro, para não criar o efeito de “profundidade infinita”.

Foto: Pinterest

Dica 5: Atenção aos móveis

O formato das peças escolhidas para compor a sala de jantar também pode ajudar a economizar espaço. As mesas redondas ou ovais, por exemplo, garantem mais lugares à mesa e são mais indicadas para espaços reduzidos.

A substituição de parte das cadeiras pelo canto alemão economiza ainda mais espaço. O que é esse canto alemão? Ele é um banco apoiado na parede, que substitui as cadeiras comuns. As cadeiras precisam de mais espaço apropriado para a circulação e para serem afastadas com conforto e o canto alemão economiza esse espaço perdido por quem opta pelas cadeiras.

Foto: Pinterest

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!