Banheiro do pet pode estar integrado à decoração da casa; veja dicas

Postado em 27/09 em PETS

Os animais são verdadeiros integrantes das famílias. Damos banho, levamos para passear e dedicamos todo carinho e amor. Mas, até o dono mais cuidadoso, fica irritado quando flagra o animalzinho fazendo aquele “xixi” no lugar errado. A notícia boa é que hoje já é possível planejar o banheiro do seu pet de forma integrada com a decoração da casa. Quer saber como? Confira as nossas dicas.

O segredo para aliar uma casa bonita e organizada à boa companhia do seu animal de estimação é planejar os espaços e necessidades do animal e da família. Utilizar os materiais corretos e seguir alguns cuidados, além de algumas dicas que deixam qualquer ambiente pet friendly.

Além de escolher os cantinhos para seu pet brincar e dormir, você deve também separar um cantinho para servir de banheiro. Longe do tradicional jornal no chão da casa, há no mercado opções de banheiros prontos para o seu cachorro. Já a caixinha de areia ganha muitas versões modernas e charmosas para o seu gatinho de estimação ter privacidade na hora de ir ao banheiro. Confira algumas dicas:

Foto: Pinterest

 

Cantinho do Xixi

O “cantinho do xixi” é o espaço da casa que você pode reservar para ensinar o seu pet a usar como banheiro. Esse espaço pode ficar na varanda, na área de serviço ou mesmo no próprio banheiro da casa. Porém, o mais recomendável é que esse local fique no jardim ou em uma área externa, pois mantém o odor longe dos ambientes internos da casa. Além disso, os pets se sentem melhor quando estão próximos à natureza e com maior privacidade.

É importante lembrar que não vai ser fácil fazer o seu bichinho se acostumar com aquele espaço. Você precisa fazê-lo entender que é você quem determina o lugar onde as necessidades dele devem ser feitas. É preciso que você fique de olho onde ele está fazendo as necessidades dele e levá-lo para o lugar correto. Quando ele acertar, uma dica é dar-lhe um prêmio para que ele encare o acerto como um hábito prazeroso. Isso pode demorar algum tempo, mas com amor e paciência ele vai acabar entendendo.

Para garantir a limpeza do ambiente, uma opção é o uso de tapetes higiênicos descartáveis, que não deixam odor na casa. Porém, é recomendado que você saia para caminhar com o seu pet para ele fazer exercício, gastar energia e também fazer as necessidades dele.

 

Banheiros prontos

Uma opção para quem tem um cãozinho em casa é usar os banheiros que já vêm prontos. Há no mercado opções que são compostas por duas bandejas que se encaixam e são fechadas por uma grade por cima. Assim é possível recolher toda a urina do seu amigo peludo, sem deixar o chão encharcado ou as patas do seu amiguinho molhadas. O xixi passa pela grade e fica na bandeja – e você pode pôr papel dentro dela para absorver a urina.

Banheiro pronto para cachorros evita sujeira no piso da casa | Foto: Pinterest

A lavagem dessa bandeja também é bastante simples: basta água e detergente para o banheiro do seu bichinho ficar limpo novamente. Há ainda a opção de revestir essas bandejas com uma espécie de grama sintética, tornando o lugar mais atrativo para o seu pet.

Há ainda no mercado a opção que vem com um acessório ideal para quando o seu bichinho for macho. O acessório tem formato de uma embalagem de hidratante e funciona como protetor de parede. Além disso, ajuda a direcionar a urina para dentro da bandeja sanitária. Esse acessório é ideal para os machos, pois eles gostam de levantar a perna na hora de fazer o xixi. Na hora da limpeza, basta passar um pano úmido ou lavar com água.

 

Onde está a caixinha?

Se o seu bichinho for um gato, outro elemento entra em cena: a caixinha de areia. Os gatos possuem uma relação muito forte com a caixinha de areia e é lá que eles costumam fazer suas necessidades.

Foto: Pinterest

E, quando falamos de nossa casa, entra o dilema de como integrar esse item na decoração, não é mesmo? Uma dica é deixar a caixinha dentro de um armário, com uma abertura para que o gato possa entrar e sair.  Há ainda a possibilidade de embutir a caixinha na parede.

Lembre-se: a maioria dos gatos prefere areia fina e, se o seu pet não está fazendo um montinho em sua caixa, provavelmente não gosta do material que você está usando. O principal, porém, é que a areia não tenha cheiro e não levante poeira.

 

Hora do banho

Quando pensamos no banheiro do nosso bichinho, precisamos lembrar também do espaço reservado para ele tomar banho. Esse espaço pode ficar em uma área externa ou mesmo na área de serviço.

O espaço reservado para o banho do animal pode ficar embutido na parede, a uma altura que não fique ruim para você banhar o seu pet. Se você pretende proteger a área de banho do seu bichinho, um box com a altura aproximada de 70 cm impede que a sua casa fique molhada.

Um box com uma altura aproximada de 70 cm fica mais confortável para você dar o banho em seu pet | Foto: Pinterest

 

Longe da comida!

Quando for organizar o banheiro do seu pet, certifique-se de que o espaço fique longe do local onde está a comida do seu animal. Os cães e gatos detestam sujeira perto de onde está o alimento. O ideal é instalar o local de comer e o banheiro em cômodos diferentes. Algumas pessoas colocam a caixinha de areia do gato e o tapete higiênico do cachorro no banheiro ou na área de serviço. Já o prato da comida e a água podem ficar na sala ou na varanda. Pode ser uma solução para quem mora em apartamentos.

O importante é que você e o seu animal fiquem confortáveis e aproveitem o melhor da casa e da companhia um do outro.

Foto: Pinterest

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!

Sobre o Autor

Redação Casa para Viver">Redacao Casa para Viver