Escritório: saiba como decorar o seu local de trabalho

Não importa se o seu trabalho é chato, estressante ou divertido. Em qualquer dessas opções, o seu desempenho profissional certamente vai ser maior, se você contar com um ambiente confortável para trabalhar. Criar um espaço bem decorado e adequado para a realização das atividades profissionais influenciará nos relacionamentos entre as pessoas, no rendimento do trabalho e até mesmo na credibilidade do seu negócio. 

Cada escritório necessita de detalhes diferentes, a depender da sua finalidade e da identidade de quem o ocupa. Seja em casa ou em um local externo, o processo de escolha dos móveis, da iluminação e da cor do ambiente será determinante na composição da imagem que você quer passar com o seu local de trabalho. Prefere o estilo mais formal dos escritórios de advocacia ou a descontração e o colorido das startups?

Foto: Pinterest

Para te ajudar nesse processo de organização e decoração do seu ambiente de trabalho, nós do blog Casa Para Viver separamos algumas dicas e ideias que podem ser úteis. Confira:

Qual o objetivo do escritório?

O primeiro passo é definir os objetivos do escritório. Algumas perguntas ajudarão a compor o perfil do seu local de trabalho. As respostas vão dar um panorama claro do que será preciso para atender as necessidades do ambiente.

– O escritório é residencial ou comercial? 
– Qual o objetivo do escritório? Atendimento ao público? Espaço para trabalhar sozinho? Local movimentado ou apenas para uma leitura esporádica? 
– Quantas pessoas frequentarão o local diariamente? 
– Quais atividades serão realizadas neste ambiente? 
– Qual o mobiliário adequado e que quantidade será suficiente para suprir a necessidade das atividades e guardar todos os itens? 

 

Projeto da Chastinet Arquitetura para um escritório

Defina um estilo

Costumamos passar mais tempo no local de trabalho do que na nossa própria casa, então é necessário que esse ambiente seja agradável e ao mesmo tempo projetado para que você realize bem as atividades.

Há várias opções de estilos para você criar a decoração de seu escritório. O importante é aliar a decoração à ergonomia. O ideal é que o projeto contemple móveis nas medidas adequadas, acessórios para facilitar a sua vida no dia-a-dia e materiais e acabamentos que contribuam para a sua saúde física e mental. 

Escritório com decoração mais contemporânea (Foto: Pinterest)

Se você é mais tradicional e prefere um ambiente mais clássico pode optar por usar uma mistura de móveis de madeira e paredes com tonalidade mais neutras. Ou ainda usar um mix de decoração nas cores branco e preto.

Uma escolha mais contemporânea é a utilização de móveis com design inusitados e cores fortes. O uso de mobiliário metálico casa perfeitamente com esse estilo. A decoração geek também é uma alternativa moderna e que pode incorporar elementos dos quadrinhos no papel de parede, em caixas, cestos ou no material de escritório.

A cultura geek também pode estar presente nos escritórios (Foto: Pinterest)

 

Organização

Manter o seu escritório organizado pode ser difícil. E essa organização pode ser incorporada pela decoração do ambiente. É recomendado que as caixas e cestos que são usadas para armazenar material estejam em conformidade com os demais elementos decorativos do espaço.

Para evitar o acúmulo de papéis e objetos em sua mesa, uma saída é optar por gaveteiros e painéis, além de porta-documentos. Vale também apostar nos armários para guardar material de escritório e outros itens que não tem tanto uso no dia-a-dia.

 

Iluminação ideal

O seu local de trabalho precisa possuir elementos que permitam a sua concentração. Essa é a importância de se pensar com cuidado o projeto luminotécnico do seu escritório.

O ideal é que o tipo de luz escolhida seja na tonalidade branca. Além disso, mesclar a luz artificial com a luz natural pode ser uma saída para manter o ambiente claro e arejado. Caso opte pelo uso de cortinas, o recomendado é que elas sejam finas, sendo utilizadas apenas com o objetivo de diminuir o reflexo do sol.

É importante pensar na iluminação do seu escritório (Foto: Pinterest)

 

Home Office

Para unir o conforto à produtividade, você deve estruturar o seu home office com cuidado, de preferência deixando o espaço com a sua cara. Escolha com atenção o cantinho onde o seu escritório particular vai ser abrigado. Uma dica é escolher um local distante das portas principais do imóvel e das áreas de interação. Não deixe de investir na qualidade dos móveis, lembrando sempre de pensar no conforto que o espaço deve lhe proporcionar.

Lembre-se que a decoração do local deve ser funcional e útil e a iluminação deve atender os horários diurnos e noturnos, porque algumas vezes você acaba trabalhando fora do horário comercial. É importante evitar objetos que distraiam sua atenção e aposte em uma cadeira com encosto, para te deixa numa posição mais confortável.

Outra dica é pensar na ventilação do espaço. Caso não haja ventilação natural, estude a possibilidade de instalar um ar condicionado, um ventilador de teto que não faça barulho ou um aparelho de refrigeração móvel.

 

Escritórios pequenos

Quando a área do escritório for pequena, a decoração do espaço precisa ser simples. Veja algumas dicas que separamos para vocês:

– Opte por móveis funcionais, com espaços disponíveis para aliar organização e decoração. Outra alternativa é o uso de móveis planejados e de prateleiras.

– A iluminação pode ser feita com luminárias centrais (maior luminosidade ao ambiente) ou iluminação de LED individual. Se possível, não abra mão da iluminação natural.

– Como não sobra espaço, manter o ambiente limpo e organizado ajuda a passar a sensação de que o lugar é maior. Use sempre cestos, gaveteiros e organizadores individuais.

– A mesa em “L” é uma boa solução para estes espaços menores porque expande a superfície plana que temos no local.

– É necessário pensar na cor da decoração com cuidado! Prefira sempre uma decoração com tonalidade mais clara e neutra. Você pode usar também o papel de parede, mas aposte também em tons neutros e sóbrios. Deixe o colorido para os acessórios, como objetos decorativos, porta-canetas, etc.