Pensar no projeto elétrico é importante no momento da reforma

O sucesso de uma reforma está nos detalhes. Diante disso, quando pensamos no projeto de interiores de um ambiente é fundamental lembrarmos também dos projetos complementares que interferem nesta intervenção. Dentre esses, estão os projetos luminotécnico e elétrico.

Foto: Pinterest

O projeto luminotécnico valoriza o ambiente, destaca os objetos de decoração e proporciona conforto visual aos usuários. Já o projeto elétrico define os pontos elétricos da edificação, de acordo com as necessidades de cada ambiente. Desenvolvido a partir do projeto arquitetônico, o projeto elétrico é fundamental para o bom funcionamento do imóvel.

 

Importância do projeto elétrico

É no projeto de interiores, onde o layout com todo o mobiliário, eletrodomésticos e outros elementos é definido, que a parte elétrica ganha ainda mais destaque. Através das definições de layout percebe-se onde será necessária a locação dos pontos de tomada (simples ou especiais), a altura que estas devem ser instaladas, além dos pontos de TV, telefone e interruptores. O projeto elétrico evita prejuízos na utilização do espaço e proporciona maior segurança para os moradores da casa.

É no projeto elétrico que será decidido onde serão instalados os pontos de TV | Foto: Pinterest

Quando o projeto elétrico não recebe a atenção necessária, pode haver problemas no funcionamento da edificação, como um número insuficiente de tomadas, quedas de energia, superaquecimento da instalação com risco de incêndio, gasto excessivo de material, dentre outros. Por isso, essa etapa precisa ser prevista antes mesmo de iniciar a construção ou reforma do imóvel, permitindo um alinhamento com os projetos arquitetônico, estrutural e hidrossanitário.

 

Decoração

Quando se trata da reforma de um ambiente, é importante absorver todas as alterações de pontos elétricos necessários para atender ao novo layout proposto. Isso evita soluções posteriores inadequadas, como o uso de canaletas, quebra de parede após a finalização dos acabamentos, ou seja, “retrabalhos na obra” e consequentemente custos adicionais de material.

Planta de pontos elétricos | Projeto da Chastinet Arquitetura

Há no mercado soluções que facilitam o deslocamento de pontos elétricos e a passagem de fiação, compondo a decoração do ambiente e evitando quebras, geração de resíduos e ocultando as instalações. Algumas alternativas são a utilização de forros de gesso, rodapé com passa fios, painéis de madeira e pisos elevados.

Em outros casos as instalações podem ficar aparentes, de forma intencional. Esse estilo procura aliar a funcionalidade das instalações com a beleza. Quando a intenção é deixar que os dutos, calhas e caixas façam parte da decoração, deve existir um cuidado ainda maior no percurso que farão pelas paredes e teto, porque estas também irão compor e marcar visualmente o espaço.

Instalação aparente aliada à decoração | Projeto inspiração (autor desconhecido)

 

Profissional qualificado

O arquiteto e o engenheiro eletricista trabalham em conjunto na elaboração do projeto elétrico, para garantir o bom funcionamento dos ambientes. O projeto alia funcionalidade, beleza e soluções técnicas ao prever os componentes necessários para atender às demandas dos clientes, evitando acidentes.

Para prevenir acidentes, é necessário sempre buscar profissionais qualificados para realizar o seu projeto elétrico. Além disso, é importante usar materiais de qualidade para evitar surpresas indesejadas.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!