Festa infantil: Confira nossas dicas para arrasar na decoração

Organizar uma festa infantil sempre exige que cuidemos de muitos detalhes, como decoração, comes e bebes e atividades para garantir o lazer da criançada. Além da economia, fazer a festa em casa permite que objetos e móveis que já possuímos sejam incorporados na decoração da festa. Quer saber como? A gente explica.

Mesmo que você more em uma casa pequena ou em um apartamento, é possível organizar uma festa muito legal para o seu filho. E para deixar todas as crianças animadas e satisfeitas, o blog Casa Para Viver separou um passo a passo de como organizar e decorar uma festa infantil aproveitando a decoração da sua própria casa.

Foto: Inspiração

Planejamento

Para que uma festa aconteça sem contratempos a melhor solução é se planejar. Você precisa definir quanto está disposto a gastar para a festa, o espaço disponível para a comemoração e a quantidade de convidados. Lembre-se de que o número de convidados precisa ser proporcional ao espaço disponível.

É importante fazer antes um garimpo com os preços do material que você pretende comprar para a comemoração. Lembre-se de anotar tudo em um caderno ou uma planilha, para saber um valor estimado dos gastos no final da organização da festa. Uma dica é você buscar na internet fotos de modelos de festas que te agrade para se inspirar na decoração, facilitando sua procura quando chegar o momento do garimpo.

É importante levar o gosto de seu filho em conta na hora de escolher o tema da festa | Foto: Inspiração

Escolha do tema

Se a festa for para uma criança muito pequena, então provavelmente será você quem decidirá o tema da comemoração. À medida que a criança vai crescendo, ela vai tendo mais influência na escolha da temática, que pode ser desde um personagem até um tema mais amplo, como o circo ou o arco-íris, por exemplo.

Decoração

Uma vez que o tema seja escolhido, chegou o momento de se pensar nos elementos que vão integrar a decoração da festa, que precisa estar em conformidade com o tema escolhido. Assim, se a temática for o circo, você pode abusar de uma ornamentação mais colorida, com diversas tonalidades de vermelho, azul, amarelo e verde. Se o seu filho é apaixonado pelo Capitão América, as cores azul e vermelho são mais indicadas para a sua decoração.

Aliás, nos casos em que a temática for com um personagem, você pode inserir os bonecos que seu filho tem daquele personagem na decoração. Esses bonecos podem ficar não apenas na mesa do bolo, mas também servir de item decorativo na mesa dos doces e salgados ou dos presentes, por exemplo.

Insira bonecos que seu filho tem sobre o tema na decoração da festa | Foto: Inspiração

Um item muito utilizado na decoração é a toalha para a mesa do bolo. Como ela, geralmente, é a mesa principal, é essencial que a toalha esteja em conformidade com o tema da festa. O recomendado é que ela combine com a cor do bolo e que chame menos atenção do que o bolo em si. Uma dica é usar toalhas de mesa com cores mais neutras. Porém, quando a mesa é de madeira ou no estilo provençal, ou seja, um móvel já decorativo, é dispensável o uso da toalha e a decoração pode ser disposta diretamente na mesa.

A ornamentação da festa infantil também pode ser simples e feita com acessórios que você já possui em casa. Você pode forrar uma lata vazia e preenchê-la com algodão e pirulitos, por exemplo. Abuse de bexigas e bandeirolas como opções de enfeite do ambiente. Você pode ainda usar feltro, papel crepom ou EVA para complementar a decoração do espaço.

Móveis na Decoração

Também é possível fazer a decoração de uma festa infantil usando móveis que você já tem em casa. Esses móveis podem servir de suporte para a decoração. E não estamos falando apenas da mesa de jantar, que regularmente é incorporada no evento.

Cômoda pode ser usada na decoração da festa | Foto: Inspiração

Você pode usar uma penteadeira ou cômoda antiga na decoração da festa. Como assim? Elas podem servir de mesa auxiliar e o espelho ser decorado com frases e mensagens de acordo com a temática da celebração. Uma dica é usar as gavetas semi-abertas, que servirão de suporte para flores, doces ou salgados. O espelho nesses cômodos pede uma arrumação descentralizada.

As estantes podem ser usadas para acomodar as lembrancinhas e também doces e salgados que não couberem na mesa principal. Além disso, colocar fotos de família e peças de decoração que remetem ao tema nas estantes pode ser uma saída para deixar a ornamentação ainda mais bonita.

Já a mesinha de centro pode se transformar em um local para as crianças comerem no intervalo entre uma brincadeira e outra. Nesse caso, lembre-se de forrá-la com uma toalha de mesa que não destoe do tema da festa. Para não sentarem no chão, as crianças podem ser acomodadas em almofadas.

Comes e bebes

Por fim, se você vai receber pessoas para uma festa infantil em sua casa, não pode esquecer-se dos comes e bebes. Como o foco da festa são as crianças, é preciso que tenha um bolo e alguns doces, como o brigadeiro e o beijinho. Se você quiser, pode fazer também um canapé diferenciado para os adultos, principalmente se eles não gostarem de doces. Além disso, festas infantis costumam ter ainda salgados, pipoca e cachorro-quente. Para beber, aposte em sucos e refrigerantes.

Foto: Inspiração

 

Com tudo pronto, agora é só esperar a criançada chegar e ter uma boa festa!

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!