Móveis planejados são opção para personalizar sala de estar

A sala de estar é o cartão de visita da casa. É lá que você vai receber os seus amigos, familiares e outras visitas. Planejar a decoração desse ambiente vai além de escolher a cor do sofá ou o tipo de tapete. A composição do cômodo precisa ser pensada como um todo. Para otimizar o espaço e levar mais funcionalidade, uma boa pedida é apostar nos móveis planejados. 

Eles são uma excelente saída para o aproveitamento dos espaços de um imóvel, pois aliam durabilidade, praticidade e beleza. “Com os móveis planejados, podemos definir o móvel de acordo com a necessidade do cliente e a área disponível no imóvel”, explica Elieze Oliveira, marceneiro da Belluno Móveis Planejados.

Foto: Inspiração/Pinterest

Em alguns casos, a sala de estar divide um mesmo espaço com a sala de jantar ou com um home office. Quando isso acontece, aproveitar de maneira eficiente a área disponível é fundamental.

Segundo o marceneiro, os itens planejados mais buscados para uma sala de estar são o rack e o painel para a TV. Este móvel é um recurso importante, uma vez que acomoda os aparelhos eletrônicos e ainda pode guardar CD´s, DVD´s e games, elementos de decoração, entre outros objetos.

 

Vantagens e desvantagens dos móveis planejados

 

Pequeno home-office integrado ao quarto neste projeto da Chastinet Arquitetura. Os móveis planejados podem ser usados nos mais diversos ambientes da casa

Optar por um móvel sob medida oferece inúmeras vantagens para a sua sala de estar.

Confira algumas dessas vantagens:

– Eficiente para aproveitar bem os espaços disponíveis.

– É feito de acordo com a sua necessidade e tem mais chances de corresponder aos seus desejos.

-Como ele é feito sob medida para cada cliente, o acabamento dos móveis feitos sob medida é diferenciado.

– Peças únicas, que vão valorizar a decoração de sua casa ou apartamento.

 

Conheça também as desvantagens:

– Dificulta a adequação, no caso de uma reforma no cômodo ou mesmo de uma mudança para outro imóvel.

– O tempo de entrega muitas vezes é longo.

 

Personalizando a decoração de sua sala de estar

Os móveis planejados podem ocupar os mais variados espaços na decoração de uma sala de estar. Você pode encomendar uma mesa de centro, peça de apoio do sofá, aparador, a mesa de estudos, estantes e prateleiras.

O importante é ter em mente qual será a utilidade de cada um deles, antes de fazer o pedido. Isto porque a forma como os móveis serão usados pode alterar as especificações do projeto, como acabamentos, acessórios de metal, entre outros detalhes. Para não ter surpresas, é essencial haver um entendimento prévio entre as expectativas do cliente, a necessidade do ambiente e a empresa que ficará responsável pela produção do móvel.

 

Foto: Inspiração/Pinterest

 

Para uma sala de estar pequena, por exemplo, o conjunto de rack de TV e painel é uma excelente opção de móvel personalizado, pois consegue se adaptar a vários lugares. O painel é colocado na parede, permitindo que o espaço do cômodo seja ampliado. Além disso, o painel pode ser comprado também separadamente e, segundo Elieze Oliveira, é um dos itens mais pedidos. “O painel mais procurado é, geralmente, de lâmina de madeira natural, com verniz fosco”, conta o marceneiro.

“A escolha do tipo de material que o móvel vai ser feito depende muito do projeto de decoração”, explica Elieze. Para um ambiente completamente novo, é possível pensar ficar mais livre para pensar nos acabamentos, mas, se o cliente já tiver móveis no cômodo, então é necessário pensar em algo que esteja integrado com a decoração existente.

 

Adequação

O fato dos móveis planejados serem produzidos com as medidas de um local específico não impossibilita que sejam usados em outros lugares da casa. Quando isso acontece – por causa de uma reforma ou mudança – o móvel pode precisar passar por uma adaptação para caber no novo espaço onde será colocado.

Porém, alguns desses móveis personalizados já são modulados. Ou seja, eles conseguem alterar sua posição ou mesmo serem trocados de cômodo ou imóvel, sem comprometer a sua funcionalidade.

Foto: Inspiração/Pinterest

Um exemplo dessa modulação são painéis de TV colocados em salas integradas que conseguem ter sua posição alterada, permitindo que a televisão seja vista por quem está em qualquer uma das duas salas. Nesses casos, mesmo com a mudança de posição, o painel continua mantendo a sua funcionalidade.

Quando estiver decorando a sua sala de estar com móveis planejados é importante não exagerar nas cores. Os tons mais neutros deixam o ambiente mais leve e ajudam a valorizar outras peças e acessórios.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!