Veja 7 dicas para renovar a decoração de sua casa sem gastar muito

Chegou o final do ano e é hora de renovar a decoração da casa para as festas. Mesmo que o orçamento doméstico esteja controlado, saiba que é possível agregar itens à decoração da casa sem gastar muito. Hoje, com a internet, é possível ter ideias e até conseguir dicas profissionais de decoração, por valores acessíveis.

Foto: Pinterest

Intervenções mais simples, como mudar a cor das paredes ou investir em acessórios novos, como tapetes e almofadas, são outros truques que podem dar muito certo na hora de investir na cara nova da casa. Separamos sete dicas que podem lhe ajudar a economizar na hora de fazer essa mudança na decoração de sua casa ou apartamento. Confira:

 

1. Mudança em cores

As cores nas paredes e as diferentes formas de pintura podem ajudar a dar um novo ar ao ambiente. E você não precisa optar por cores neutras ou tons pastéis. É possível misturar os diferentes tons de cores, principalmente quando a ideia é dar uma nova aparência à casa. Entretanto, é preciso cuidar para não causar desarmonia entre as tonalidades escolhidas e o restante da decoração do ambiente.

Por exemplo, se optar por pintar um cômodo com cores mais neutras, aposte em cores e estampas para dar destaque aos objetos e acessórios do ambiente. Por outro lado, se o fundo for colorido, então é preferível que os acessórios na decoração sejam mais neutros, evitando uma poluição visual de cores.

As estampas dão destaque aos objetos neste quarto | Foto: Pinterest

Há vários modos de você usar essa pintura nas paredes. Uma dica é optar por uma parede listrada, na vertical ou horizontal. Mas você pode também arriscar com uma pintura em degradê ou com uma pintura com bolinhas para dar uma nova cara ao ambiente. O importante é usar a sua criatividade

 

2. Orientação especializada

Contar com a orientação de um arquiteto para fazer a renovação da casa é essencial para evitar gastos desnecessários com a decoração. O trabalho profissional vai garantir maior assertividade na escolha de cores, acabamentos, móveis e acessórios.

Uma forma de ter acesso a essa orientação profissional a valores diferenciados é contratar o serviço pela web. A plataforma Decore On-line, por exemplo, oferece planos a partir de R$490. É possível ter apenas ideias orientadas para a renovação dos ambientes ou contratar uma assessoria mais completa, que envolve até a criação da planta em 3D do ambiente reformado.

 

3. Reforme móveis antigos

Sabe aquele sofá antigo que você já está enjoado, mas não tem dinheiro para comprar outro? É possível usá-lo para dar uma cara nova na decoração de sua sala. Você pode optar por reformá-lo, o que dará uma cara nova ao ambiente. Porém é preciso fazer um orçamento e pesquisa antes, para que a reforma do sofá não saia cara.

E isso não é possível apenas com os sofás. Você pode pintar ou envernizar aquele móvel que é antigo, mas ainda está em bom estado. Isso dará uma maior durabilidade a ele, além de proporcionar um estilo novo a sua casa.

4. Tapetes e almofadas

Uma solução prática para fazer mudanças constantes na decoração de sua sala ou da varanda é trocar as capas das almofadas. É possível encontrar estampas diferentes para esse item por preços acessíveis. Na hora de comprar a capa das almofadas, porém, lembre-se de considerar as cores dos demais itens que compõem o ambiente onde elas serão usadas, para que a decoração não fique em desarmonia.

Foto: Pinterest

Além das almofadas, os tapetes também podem ajudar na renovação da decoração de uma casa ou apartamento. Por isso, se não puder trocar o piso de sua casa, opte por colocar um tapete novo, o que dará uma cara nova e aconchegante ao ambiente. Para cômodos como cozinha e banheiro uma dica é usar tapetes antiderrapantes.

 

5. Use flores na decoração

Se engana quem pensa que a decoração é composta apenas pelos móveis. É possível renovar um ambiente da casa inserindo flores na decoração. Como há uma variedade de flores disponíveis no mercado, é preciso primeiro definir o local onde elas vão ficar, antes de decidir qual tipo de flor escolher.

Como também fazem parte da composição do ambiente, os arranjos precisam estar em harmonia com os demais itens da decoração. Por isso, antes de comprar, devemos considerar os tons das paredes do cômodo e os tons dos demais elementos do ambiente, como móveis, tapetes e cortinas.

 

6. Papel de parede

Incorporar o papel de parede na decoração de sua casa também é uma boa opção para quem quer renovar a decoração sem gastar muito. Mas não dá para usá-lo de forma indiscriminada; ele precisa combinar com o estilo da casa, móveis, piso e demais peças da decoração.

Foto: Pinterest

O papel de parede é a escolha perfeita para quem quer dar uma nova roupagem ao visual, impor mais personalidade e, até mesmo, disfarçar algumas imperfeições em casa. Com tantas opções disponíveis no mercado, é preciso tomar cuidado na escolha, levando em conta o seu gosto pessoal e o estilo do local.

 

7. Quadros

Outra opção é usar quadros a composição do ambiente. Os quadros coloridos ajudam a dar mais vida à casa ou ao apartamento. Você pode comprar a arte já pronta e apenas emoldurá-la.

Para quem gosta de obras de arte, uma opção é buscar artistas da sua região. Por aqui vale conhecer o trabalho do design Elano Passos e do arquiteto Fred Andrade.

Quadros adicionam estilo a decoração | Foto: Pinterest

Mas, se comprar um quadro novo não estiver dentro do seu orçamento, há outras alternativas. Por exemplo, você pode imprimir pôsteres ou imagens legais que você encontrar na internet e colocá-las em um quadro. Além de beleza, elas também vão adicionar o seu estilo à decoração de sua casa.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!