Fotografias dão charme e personalidade ao projeto de interiores

Em tempos de internet, as fotografias passaram a ficar concentradas em aplicativos, redes sociais e na memória dos aparelhos. Já as imagens reveladas estão guardadas em álbuns ou caixas, escondidas dentro dos armários. Mas isso não precisa ser assim. O uso da fotografia está em alta na decoração, já que elas exercem um efeito bonito, moderno e personalizado no projeto de interiores. E essas imagens podem ser distribuídas nos mais diversos ambientes, como salas, hall de entrada e quartos, colocadas entre os móveis e até mesmo nas paredes.

Mas, assim como os demais itens e acessórios de um projeto de interiores, alguns cuidados devem ser tomados para o uso das imagens e fotografias na decoração. E esse cuidado não deve ser observado apenas na escolha da fotografia, mas também na hora de decidir a moldura e a forma como essas imagens vão dialogar com os demais elementos do ambiente.

Foto: Pinterest

 

Escolha da parede ideal

A escolha da parede onde as fotos vão ficar expostas deve ser feita com bastante cuidado. O ideal é que o lugar que vai receber as imagens seja visível e não tenha outros detalhes decorativos. Caso contrário, as fotografias podem ficar escondidas ou dividir a atenção com outros elementos.

Composição de fotos do mesmo tamanho com molduras pretas | Foto: Pinterest

Também não há um cômodo específico onde essas imagens podem ser expostas. Uma dica é deixá-las na lateral de uma escada. Além disso, as imagens podem ficar em quartos, na parede de um corredor ou no final dele ou ainda na parede de trabalho ou de estudo. Isso vai depender muito do seu gosto pessoal.  

 

Escolha da fotografia e da moldura

Não há uma regra sobre qual estilo de fotografia você deve usar na decoração de sua casa. Mas é importante que haja uma seleção, percebendo se as imagens escolhidas não ficarão destoantes ou se o ambiente não ficará sobrecarregado. Você pode, inclusive, misturar imagens em preto e branco com outras coloridas, resultando em um arranjo interessante devido à diversidade de tons.

Composição com muitas fotos, mas cuidado para não carregar muito nas cores, então o ideal é usar molduras bem discretas | Foto: Pinterest

Mas não se esqueça de que a moldura dos porta-retratos também faz parte do conjunto que vai compor os ambientes. Por isso, escolha um estilo que se adeque aos demais elementos decorativos do cômodo e também ao seu estilo pessoal. Você pode, inclusive, abrir mão da moldura para manter a harmonização do espaço.

As molduras retas e finas, em preto e branco, são as favoritas na preferência de quem vai usar as imagens na decoração. Contudo, mesclar esse modelo mais simples com outros que possuem mais atrativos ajuda a formar um arranjo original.

 

Como harmonizar com as cores da decoração?

Como dissemos antes, as imagens precisam estar em harmonia com os demais elementos decorativos de um ambiente. Assim, é preciso tomar cuidado com a escolha das cores das fotografias. Por exemplo, quando a cor da parede é mais colorida ou viva, o ideal é usar principalmente fotos em preto e branco e molduras em tons mais sóbrios. Mas se a cor do cômodo for mais neutra, então vale optar por imagens e molduras com tons mais alegres.

Foto: Pinterest

 

Porta-retratos

Uma maneira bastante comum de usar as imagens na decoração de um ambiente é através dos porta-retratos. Eles ficam dispostos em móveis, como estantes, racks e criados-mudos. A moldura dos porta-retratos pode ser mais tradicional ou moderna, a depender da imagem que você quer passar. Para quem prefere modelos menos sóbrios, há no mercado uma variedade do acessório, inclusive com estampas e novos formatos.  

Fotos em diferentes tamanhos com molduras simples e todas em preto e branco para criar uma unidade | Foto: Pinterest

Outras dicas

– O projeto luminotécnico do ambiente pode dar destaque às fotos. Então busque alinhar esses dois itens importantes na decoração para que as imagens recebam o destaque que merecem.

– A depender da maneira como as fotografias são usadas, elas podem substituir os quadros.

– O uso do passe-partout forma uma margem ao redor da imagem. Esse acabamento pode ser encontrado em mais de 200 cores e quanto maior a sua largura, mais destaque a imagem recebe.

– Na hora de escolher o vidro ideal opte pelo material que tenha proteção contra raios ultravioleta, o que vai ajudar a evitar o desbotamento da imagem. Porém, o uso do vidro comum já funciona. Os vidros antirreflexos alteram a percepção das cores originais da foto, então eles só devem ser uma opção se o local onde a imagem vai ser exposta receber muita incidência solar.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!