Cama de casal: saiba qual é o modelo ideal para o seu quarto
O quarto de casal é um dos ambientes mais importantes de uma casa. É nele que serão aproveitadas horas de descanso e momentos de relaxamento a dois. Por isso, a decoração do espaço exige cuidado e bastante carinho, em especial no momento da escolha da cama de casal, que é a grande estrela desse ambiente. Além de espaçosa e confortável, a cama deve ser bonita e permitir ao casal desfrutar o melhor de seu tempo em casa.
Escolher a sua cama ideal não é tão simples quanto parece. Há no mercado opções de diversos tamanhos, alturas e estilos, que precisam aliar qualidade, conforto e beleza. Com tantas questões a se considerar na hora de escolher a cama ideal, o blog Casa Para Viver preparou um guia para te ajudar nesta escolha.

Opções de tamanho disponíveis
Antes de escolher a sua próxima cama de casal, é preciso considerar o tamanho do quarto. A cama precisa ser proporcional ao ambiente para não comprometer o espaço de circulação nas laterais e nos pés.
Existem três opções de tamanho de cama de casal:
- Convencional: 1,88 x 1,38m
- Queen: 1,98 x 1,58m
- King: 1,98 x 1,85m
A cama de casal convencional deve ser uma opção para quando o espaço do quarto é menor, contudo ela acaba ficando pequena para pessoas que medem acima de 1,85m. Se o seu quarto tem um espaço disponível maior, então está liberada a opção por camas de casal com tamanhos maiores.

Outra característica que deve ser considerada no momento da escolha da cama ideal é a cabeceira. Há quem a veja apenas como um ornamento na decoração, mas elas também precisam ser escolhidas com cuidado. Por exemplo, existem modelos que possuem uma espessura maior, chegando a ter 20cm, o que é considerado um tamanho grande para cômodos mais compactos.
Tipos de camas
Para garantir o conforto necessário na hora do sono, a cama de casal precisa respeitar o estilo e preferências de quem vai dormir nela. Por exemplo, se uma das pessoas que vai usá-la não se sentir confortável em camas baixas, então ela não deve escolher um modelo de futon. Confira alguns dos modelos disponíveis no mercado:
Cama Box: elas são mais altas do que as convencionais e não possuem cabeceira, o que ajuda a enquadrá-las melhor dentro do ambiente. A versatilidade da cama box de casal está também em sua capacidade de adaptação com a decoração do ambiente, pois o Box é neutro e costuma harmonizar com quase todos os estilos de decoração. Costuma ter também um melhor custo-benefício, pois não é necessário comprar o móvel e o colchão. A sua principal desvantagem é que os modelos acoplados ou conjugados podem ser mais duros. Outra desvantagem desse modelo acoplado é que ele não permite apenas a troca do colchão.

Cama de Casal com armação: é a cama mais convencional. Esse tipo de cama pode possuir gavetas e nichos na parte inferior ou ter sua estrutura embaixo fechada. A armação pode ser feita de vários modelos diferentes, como madeira e ferro. A estrutura que vai embaixo do colchão, chamada de estrado, pode ser danificada facilmente. Por esse motivo, é aconselhável optar por estrados mais resistentes e respeitar o peso suportado pelo móvel para garantir maior durabilidade.
Cama de Casal com pallets ou futon: as camas feitas com pallets apresentam o melhor custo-benefício, pois apresentam estruturas baratas. Elas podem ter o tamanho que você preferir, sendo que as camas mais baixas se encaixam melhor em uma decoração mais moderna. O modelo de futon também é indicado para decorações mais modernas ou que remetam ao estilo oriental. Vale lembrar que as camas de futon só devem ser usadas por quem não se importa que o móvel seja baixo.

Cama de Casal planejada: é uma ótima escolha para quem quer aproveitar melhor o espaço do ambiente. Uma de suas vantagens é que ela pode seguir o mesmo estilo que o restante da decoração. Além disso, o móvel planejado pode proporcionar uma peça exclusiva para o seu quarto. A maior desvantagem é que a peça é fixa em um lugar e não pode ser levada em caso de mudança, assim como não há a possibilidade de ficar mudando o móvel de lugar.
Cama de Casal de madeira: é uma escolha segura, porque o material está sempre na moda e possui uma grande resistência, o que lhe garante durabilidade. A maioria dessas camas possui cabeceiras, que podem combinar com os demais elementos decorativos do ambiente. Entretanto, podem ser mais caras e há risco de serem danificadas por cupim, caso não haja uma verificação freqüente.

Cama de Casal de ferro: a peça tem maior durabilidade por causa da resistência do material. Além disso, ela consegue ganhar destaque na décor e pode ser pintada em caso de uma renovação na decoração. A sua maior desvantagem é o seu peso, que pode dificultar na hora de mudá-la de lugar ou no momento da faxina.
Revestimento
Agora que você já sabe qual o modelo de cama de casal você vai comprar para o seu quarto, falta pensar em um detalhe importante: a roupa de cama. Lembre-se que ela também é um elemento importante na decoração do quarto, então cuidado para não destoar muito do restante do ambiente ou para não poluir o cômodo. Afinal, é no quarto que vai acontecer o seu descanso e relaxamento diário após um longo dia.