Espelho no banheiro: saiba como escolher o modelo ideal

Quem nunca passou no banheiro para conferir o visual no espelho antes de sair de casa? Além de ser indispensável para as atividades diárias de beleza e higiene pessoal, o espelho do banheiro é também uma peça importante na decoração do ambiente. Por isso, é preciso cuidado na hora de escolher o modelo de espelho para compor o seu banheiro.

Antes da escolha, defina qual será o papel que o espelho vai desempenhar no projeto de interiores. Depois, estude cada modelo e entenda quais as vantagens de cada um e qual melhor se adéqua ao projeto.

Foto: Pinterest

Quando falamos de um ambiente como o banheiro, que costuma ser o menor cômodo da casa, o espelho tem a missão de dar amplitude ao espaço, dando a sensação de ser maior do que realmente é.

 

Qual o tamanho ideal?

O cuidado na escolha do espelho começa já na decisão do tamanho ideal da peça que você vai adquirir para o seu banheiro. Um primeiro ponto a levar em consideração é o tamanho do espaço. O objetivo final é que o espelho esteja integrado na composição da decoração, ajudando a valorizar o ambiente como um todo.

Foto: Pinterest

Os espelhos pequenos devem ser evitados em banheiros muito amplos, pois eles são pouco funcionais e acabavam causando uma sensação de desproporção. Já os espelhos de tamanho médio são tidos como curingas, uma vez que se ajustam tanto a banheiros pequenos quanto a espaços amplos. Outra vantagem dos espelhos de tamanho médio é que eles permitem que você consiga uma boa visão de todo o corpo ou, pelo menos, da maior parte dele.

Além de conferir mais profundidade ao cômodo, os espelhos grandes passam a sensação de que o espaço está mais iluminado. Esse tamanho de espelho também proporciona uma pitada de sofisticação. Em banheiros menores, pode ocupar toda a parede, tornando o espaço ainda mais sofisticado e bonito.

 

Disponíveis em vários formatos

Não é apenas o tamanho que deve ser considerado no momento da compra do espelho para o seu banheiro. Há no mercado uma variedade de formatos para a peça e é preciso lembrar que cada um desses formatos se adéqua ao espaço de maneira diferente.

Espelhos podem ser encontrados em diversos tamanhos diferentes | Foto: Pinterest

Espelhos redondos: eles ajudam a conceder um clima mais moderno e delicado na decoração do banheiro. É possível optar por itens com diâmetros diferentes, adequando o espelho ao tamanho do ambiente.

Espelhos retangulares: é a escolha mais tradicional. Esse tipo de espelho pode ser usado na vertical ou na horizontal, a depender da impressão que você quer passar. Se for usado na vertical, ele passará uma sensação de força. Mas se preferi-lo na horizontal, o ambiente ganha um clima de tranqüilidade. A sua dimensão ideal deve ser de 60cm e 90 cm, pois possibilita uma boa simetria entre o rosto e a metade do corpo de quem está usando-o.

Espelhos quadrados: devem ser usados, preferencialmente, em banheiros pequenos e médios. Eles adicionam uma sensação de leveza ao espaço e podem ser usados como uma maneira de reforçar a decoração da bancada.

Formatos irregulares: é possível encontrar no mercado também espelhos com formatos irregulares, como os triangulares, octogonais ou em forma de gota. É uma boa sugestão para ambientes modernos. Porém, é preciso ter cuidado com o seu uso, equilibrando o formato e o tamanho do espelho ao estilo da decoração do ambiente.

Foto: Pinterest

 

Cuidados com a instalação do espelho

A altura correta para se instalar um espelho vai depender do tamanho dele e de quem fará uso da peça. Os espelhos pequenos, por exemplo, precisam ser instalados em uma altura maior, possibilitando, assim, uma completa visualização do rosto, sem ser necessário abaixar ou levantar os pés para que haja um bom enquadramento.

A altura da instalação dos espelhos médios e grandes vai depender do estilo arquitetônico do banheiro. Assim, eles podem ser instalados acima da bancada, sobre o rodapé da pia, acima da altura das torneiras ou revestindo a parede do chão até o teto. Nos casos em que houver crianças usando o banheiro, também é preciso tomar cuidado com a altura da instalação, para não ficar muito alto.

Foto: Pinterest

Se optar pelos espelhos flutuantes, lembre-se que eles devem ser pregados a alguns centímetros de distância da parede. Assim, esse modelo possibilita a instalação de um sistema de iluminação indireta entre a parede e o espelho, sendo ideal para os banheiros que possuem pouca luz ou não têm janela.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!