Seu filho cresceu! Veja como transformar o quarto infantil em teen

Postado em 15/12 em DECORAÇÃO, Quarto

A adolescência é uma fase da vida em que passamos por muitas mudanças, inclusive nos gostos. E isso se reflete também na decoração do quarto. Mas, quando chega o momento de renovar a decoração do quarto dos filhos para a fase adolescente, é preciso planejamento e muita criatividade.

Mudança de cores, móveis e do layout do quarto são necessários para marcar a renovação do ambiente. Ursinhos, carrinhos e personagens da Disney já não são bem-vindos. Para tornar o quarto mais pessoal e com a cara do seu dono, é bem importante que o adolescente tenha autonomia para decidir os detalhes do seu espaço.

Foto: Pinterest

 

Atualização das cores

Uma das primeiras mudanças que pensamos quando vamos atualizar a decoração de um quarto infantil é a cor. Geralmente a decoração das crianças possui cores neutras ou cores em tons pastéis, que remetem a infância e a uma sensação de leveza e aconchego. Na adolescência, porém, os filhos começam a rejeitar esses elementos infantis.

Foto: Pinterest

Uma dica é substituir a cor das paredes por um tom que confira ao local mais personalidade. Porém, o ideal é que o adolescente escolha a cor que mais lhe agrada, principalmente por ser ele quem vai usar o espaço por mais tempo. Muitos jovens têm preferência por cores mais vibrantes, mas elas exigem cuidados porque podem atrapalhar o descanso e a tranqüilidade.

Outra mudança é retirar o papel de parede infantil. As paredes podem ser usadas para que o adolescente expresse seus gostos, então não hesite em permitir que seu filho coloque pôsteres de suas bandas ou filmes favoritos. É também uma forma de personalizar o cômodo.

Foto: Pinterest

 

Mudança de cama?

A mudança dos móveis é uma intervenção importante na troca do quarto infantil para adolescente. Se na fase da infância, os pequenos precisam de uma cômoda. Já quando entram na puberdade, os jovens precisam de um guarda-roupa maior para acomodar roupas, sapatos e acessórios.

O lugar de dormir é outro item que merece atenção dos pais. O adolescente precisa de uma cama maior. Ele cresce muito rápido, então pode optar por uma de solteiro, de viúvo ou até de casal, dependendo do espaço disponível.

Além disso, a roupa de cama deve ser renovada, substituindo as estampas infantis para estampas que expressem mais o gosto atual do seu filho. Se a nova roupa de cama tiver uma cor mais neutra, você pode complementar a decoração com almofadas de cores mais vivas.

 

Espaço para o estudo

Outra mudança que pode ser pensada para a repaginada no quarto de seu filho é transformar o cantinho da leitura ou dos brinquedos em um espaço para o estudo. Para isso, você pode retirar os pufes, cadeirinhas e mesinha do lugar e substituí-los por uma mesa de estudos e uma cadeira que seja melhor a nova idade do seu filho.

Foto: Pinterest

Nesse espaço, o jovem pode não apenas estudar para a prova, como também fazer suas atividades. Além disso, o computador ou notebook pode ficar em cima da mesa de estudos, possibilitando que o seu filho tenha uma melhor ergonomia no momento de acessar a internet, seja para fins de estudo ou de diversão.

Pense também no projeto luminotécnico no canto do estudo. Por exemplo, próximo a mesa de estudos o recomendado é o uso de iluminação direta, que evita forçar a vista da criança durante a leitura.

 

Prateleiras e organizadores

As prateleiras onde antes eram guardados os brinquedos ou livros de histórias também podem ser reaproveitadas na decoração. Você pode usá-las para guardar os novos livros do seu filho, como para armazenar itens da decoração que representem melhor essa nova fase do seu filho, como porta-retratos e outros objetos dos mais variados.

Foto: Pinterest

Nos casos em que as prateleiras possuem uma cor muito infantil, uma dica para economizar é pintá-las com cores mais neutras ou que estejam em conformidade com o gosto do jovem e a nova decoração do espaço. Elas também podem ser mudadas de lugar, de acordo com o que foi pensado para o projeto de interiores do novo quarto.

É necessário pensar também na arrumação do ambiente. Para isso, reaproveite cestos, caixas organizadoras e baús que já faziam parte da decoração do lugar. Caso algum desses elementos possua uma cor que destoe da nova decoração ou que ainda remeta a infância, você pode pintá-los, evitando a necessidade de comprar novos.

 

Painel com fotos e recados

Uma dica legal para ajudar a transformar a decoração do quarto do seu filho é acrescentar um painel com fotos ou recados. O uso da fotografia está em alta na decoração, já que elas exercem um efeito bonito, moderno e personalizado nos projetos de interiores.

Se optar pelo uso do painel de fotos, lembre-se que ele precisa estar em harmonia com os demais itens decorativos do ambiente. Então se a nova cor da parede do quarto for mais colorida ou viva, busque usar principalmente fotos em preto e branco. Mas se tiver optado por uma parede com cor mais neutra, então está liberado o uso de imagens e molduras com tons alegres.

Já no painel de recados, o seu filho pode deixar mensagens e até anotações do dia a dia. Tudo isso vai ajudar com que ele veja aquele espaço como seu. E isso é fundamental para o bem-estar que o quarto deve proporcionar.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!

Sobre o Autor

Redação Casa para Viver">Redacao Casa para Viver