Cabeceira da cama proporciona conforto e estilo ao projeto do quarto

Postado em 21/12 em DECORAÇÃO, Quarto

Moderno, romântico, urbano, vintage. Não importa qual é o estilo do seu quarto. A cabeceira da cama sempre será um item importante da decoração. Isso porque a cabeceira de cama ajuda a valorizar o espaço, transmitindo uma sensação de aconchego e conforto. Juntamente com a cama, ela é um elemento central dentro do quarto, chamando total atenção de quem entra nesse ambiente.

Foto: Pinterest

Usar a cabeceira de cama na decoração do quarto adiciona um toque pessoal ao espaço. Por isso mesmo, a escolha do modelo a ser usado deve ser feita de maneira a se encaixar e valorizar a décor do quarto. É preciso considerar também qual uso será feito deste item – se apenas para fins estéticos ou se ela também será funcional.

O blog Casa Para Viver separou algumas informações importantes para te ajudar a escolher a cabeceira ideal para a sua cama.

 

Funcionalidade e estética

A cabeceira tem duas funções básicas: pode servir apenas como elemento decorativo ou atuar de maneira funcional no ambiente. Para manter a estética do quarto, a cabeceira de cama deve ser escolhida em harmonia com o restante da decoração do cômodo. Por exemplo, se a parede do quarto que vai receber a cabeceira estiver revestida de papel de parede, deve-se optar por um modelo neutro, evitando conflito entre esses dois elementos. Nos casos em que a parede estiver pintada de maneira uniforme e neutra, então você pode escolher um modelo mais estampado ou colorido.

Foto: Pinterest

Mas esse item, constantemente, exerce uma função que vai além de valorizar a decoração. A cabeceira pode ser usada como recosto no momento da leitura ou quando estiver vendo televisão. Ela também nos protege de bater a cabeça na parede quando estamos dormindo, além de nos deixar mais confortáveis.

 

Ideal para cada tipo de quarto

As cabeceiras não são todas iguais. Cada tipo de quarto precisa de um tipo diferente de cabeceira. E quando vamos escolher a cabeceira de cama precisamos levar em consideração alguns detalhes importantes em relação ao quarto.

  • Comprimento
  • Altura do pé direito
  • Utilização
  • Conforto desejado

Foto: Pinterest

Quarto estreito: É aconselhável que a cabeceira seja baixa (aproximadamente 30cm a cima da cama) e ocupe todo o comprimento da parede. Isso faz com que o quarto aparente ser mais alongado, aumentando o ambiente. Quando o quarto é muito pequeno, a cabeceira deve ter o mesmo tom que o da parede de fundo, fazendo com que o ambiente fique, aparentemente, maior.

Quanto baixo: O quarto que tem a altura do pé direito baixa fica melhor com uma cabeceira que ocupa toda a altura da parede, pois ela deixa o ambiente mais alongado. Em locais onde as paredes são muito largas deve-se adotar também esse tipo de cabeceira, provocando uma uniformidade visual e deixando a decoração mais alinhada. Outra característica que é ideal para cabeceiras de quartos baixos é que elas tenham uma cor que se destaque no ambiente.

Quarto médio: Esse tipo de quarto combina melhor com uma cabeceira que ocupa o espaço em volta da cama, pois ele é proporcional e não há uma necessidade de corrigir ou disfarçar as imperfeições de largura e altura. O ideal é que ela tenha a metade do tamanho da parede onde será inserida. Já a parte lateral deve ter uma média de 30cm.

 

Modelos disponíveis

Há no mercado uma variedade de modelos de cabeceira de cama disponíveis. Isso porque esse item pode ser feito com os mais variados materiais.

  • Madeira
  • Tecido
  • Tecido sintético
  • Ferro
  • Estofado

É importante lembrar que ela precisa estar em harmonia com o design de interiores, ou seja, complementar a decoração do espaço. Assim, não é necessário que a cama e a cabeceira formem um conjunto, mas os dois itens precisam dialogar entre si e com o restante dos elementos decorativos do quarto.

Foto: Pinterest

 

Iluminação

Se a sua cama não é utilizada apenas para dormir, mas também para o momento da leitura e de assistir televisão, por exemplo, é importante pensar no projeto luminotécnico. Você pode usar de abajures na lateral da cama, criando um clima aconchegante.

Foto: Pinterest

Porém, há iluminação que pode também destacar a beleza da cabeceira da cama. Uma alternativa é o uso de luminárias embutidas na cabeceira. Você pode usar ainda luzes no teto, que sejam refletidas sobre a cabeceira. Outra opção é usar luzes com baixa intensidade por trás das cabeceiras, que criam um clima relaxante, principalmente quando acesas sozinhas.

É possível também colocar led atrás da cabeceira, principalmente em ambientes mais modernos. Nesse caso, o led servirá como abajur para os momentos de leitura. Além disso, ele ajuda na economia de energia.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!

Sobre o Autor

Redação Casa para Viver">Redacao Casa para Viver