Mesas de madeira são versáteis e se adaptam a diferentes tipos de decoração

Postado em 12/01 em Área Externa, Cozinha, DECORAÇÃO, Sala de jantar

Ter um móvel em sua casa que consegue se encaixar com qualquer tipo de decoração é sempre uma vantagem. E esse é o caso da mesa de madeira. Esse móvel consegue se sair bem com estilos mais rústicos e com os mais contemporâneos. Por isso mesmo, a mesa de madeira é uma excelente opção para decorar os ambientes do lar.

A escolha da mesa merece sempre uma atenção especial. E a versatilidade do item de madeira pode ser usada em diversos cômodos da casa, como a cozinha, a sala de jantar e a varanda. É importante que o móvel atenda as necessidades dos moradores da casa e se encaixe no ambiente, sem prejudicar os espaços de circulação.

Foto: Pinterest

E você pode optar por uma mesa completamente de madeira ou que tenha apenas a base de madeira. Como existem muitos modelos diferentes, a mesa de madeira é uma excelente opção para quem aprecia possuir móveis com diversos designers diferentes disponíveis no mercado.

 

Onde usar a mesa de madeira?

A versatilidade é a principal característica da mesa de madeira. Por isso, como já dissemos acima, ela pode ser usada em ambientes internos e externos da casa, como a varanda, a sala de janta, a cozinha e o quintal.

Mas é preciso ter cuidado com o tamanho da mesa de madeira que vamos usar em cada ambiente. Por exemplo, ambientes mais amplos, como as áreas externas e salas de jantar com grande espaço comportam mesas de madeira com comprimentos maiores e que apresentam mais disponibilidade de lugares.

Foto: Projeto da Chastinet Arquitetura

Já espaços menores, como varandas e as salas de jantar pequenas, pedem mesas com comprimentos menores. Elas ainda vão ajudar a conferir um clima de aconchego e intimidade ao cômodo.

 

Vantagens e desvantagens

Assim como qualquer outro item de decoração, a mesa de madeira possui vantagens e desvantagens. Os diferentes acabamentos que existem no mercado, assim como sua variedade de tamanhos, cores e estilos são algumas das principais vantagens. Optar por uma mesa de madeira branca ajuda a deixar o ambiente mais leve. O seu bom entrosamento com os diversos tipos de inspirações também é um fator positivo para esse móvel.

Porém, as mesas de madeira exigem uma grande atenção na manutenção e limpeza e isso pode ser uma desvantagem. É importante evitar expor a peça à luz solar direta e à umidade ou chuva. Isso porque esses elementos podem causar trincas, mofos e mudanças na tonalidade da madeira. Também é preciso ter cuidado com objetos quentes, úmidos, pontiagudos e cortantes, que podem causar marcas e manchas indesejadas.

Foto: Pinterest

Algumas mesas podem ser pesadas e difíceis de mover, o que é outra desvantagem. Em contrapartida, há peças que podem ser desmontadas e reduzidas ou aumentadas de tamanho, a depender do espaço disponível no ambiente.

 

Diferentes estilos

Como a matéria-prima é bem diversa, consequentemente as mesas de madeira possuem uma grande diversidade de estilos. Existem modelos que são feitas de madeira maciça, MDF ou madeira de demolição.

Atualmente, os dois estilos que mais estão se destacando no projeto de interiores são a mesa de madeira rústica e a mesa de madeira colorida. Conheça um pouco desses dois estilos:

Foto: Pinterest

Mesa de madeira rústica: sua principal característica é a aproximação com a natureza, remetendo a casas de campo, por exemplo. Com sua aparência natural e rústica, essa peça adiciona charme ao ambiente, tornando a mesa uma peça de destaque no projeto de interiores. Quando fabricada com madeira de demolição, transmite um estilo que mistura a rusticidade e a sofisticação.

Mesa de madeira colorida: essa peça é capaz de aliar beleza e praticidade com um estilo moderno e descontraído. Consegue deixar o espaço mais acolhedor e cativante. É pintada com tinta própria para madeiras e, em seguida, envernizada. Os tons vibrantes são ideais para ambientes modernos e ousados, enquanto os tons pastéis são preferidos em decorações mais sóbrias. Para os ambientes com estilo rústico, a dica ideal é optar por tons terrosos.

 

Qual formato ideal?

Quando vamos escolher uma mesa para a nossa casa sempre fica a dúvida: qual o formato ideal para o ambiente? As mesas de madeira podem ser encontradas em diferentes formatos e é preciso pensar sempre no espaço disponível no cômodo antes de escolher qual o formato ideal para a sua casa.

Mesas de madeira podem ser encontradas em diferentes formatos | Foto: Projeto da Chastinet Arquitetura

Mesa de madeira retangular: ela funciona melhor em ambientes que seguem o formato retangular. É muito usada como mesas de jantar, principalmente se for acomodar mais do que 4 pessoas.

Mesa de madeira quadrada: ela funciona melhor em ambientes maiores, como na área externa ou em salas de jantar com mais espaço.

Mesa de madeira redonda: funciona principalmente em espaços menores ou com formato quadrado. É uma opção boa para sala de jantar pequena ou varanda. Ela passa uma imagem de aconchego e intimidade. Uma mesa redonda muito grande, porém, pode passar o oposto da sensação de aconchego e deixar os convidados com uma distância muito grande entre eles.

Sobre o Autor

Redação Casa para Viver">Redacao Casa para Viver