Peça coringa, pufe leva conforto e beleza à decoração de interiores

O pufe é uma peça de decoração coringa e que ajuda a aliar conforto e beleza no projeto de interiores. Ele é um ótimo aliado da decoração nos variados cômodos da casa. Bastante versátil, esse item pode ser encontrado em diversas cores, materiais e tamanhos, podendo servir como apoio para receber amigos e acomodar um maior número de pessoas.

Nos últimos anos, o pufe tem se tornado um item muito querido e requisitado nos projetos de decoração. Isso porque possui uma capacidade de se adaptar a uma variedade de necessidades, podendo ser inserido em qualquer composição. Independente do modelo escolhido, porém, é importante que o pufe, assim como qualquer outro mobiliário, se integre à decoração do ambiente como um todo. A cor, textura e o formato vão influenciar na harmonia do espaço.

Fonte: Pinterest

Além de decorativo, essa peça também é bastante funcional: serve como apoio para os pés; como assento alternativo e como apoio para bandejas, livros, entre outros objetos. Outra vantagem de incluir esse mobiliário no projeto de interiores de sua casa é que ele é capaz de deixar o ambiente mais despojado e moderno.

 

Formas e cores

Os pufes podem ser inseridos em praticamente todos os ambientes da casa. Esses itens podem ser encontrados nos mais variados formatos, sendo os mais comuns os cúbicos e redondos.

Fonte: Pinterest

Eles também estão disponíveis no mercado em uma variedade de cores. Isso facilita para que ele se adeque a qualquer inspiração – dependendo apenas de você encontrar um modelo que melhor se adapte ao estilo, decoração e layout de cada cômodo da casa.

Há ainda a opção de usar os pufes como um ponto de contraste na decoração. Para esse fim, uma dica é apostar em uma cor, tecido ou tamanho da peça, observando sempre as necessidades de cada ambiente. Para ambientes coloridos, por exemplo, você pode optar por uma peça estampada, com uma das cores que já esteja presente na décor do local. Já para locais de cores mais neutras há duas opções: escolher um modelo de cor mais viva, servindo de destaque ou um modelo mais neutro, combinando com as demais cores da décor.

Pufe pode fazer contraste na decoração | Fonte: Pinterest

 

Tipos de pufes

Pufes com pé palito: esses modelos levam uma sensação de vintage ao ambiente, além de conferir um charme ao cômodo, principalmente em inspirações mais modernas. O pé palito é um pouco mais alto do que os modelos convencionais.

Pufes sem pés: são os modelos mais convencionais dos pufes. Eles podem ser encontrados, principalmente, em dois formatos: redondos ou quadrados. Além disso, podem ser inseridos em ambientes maiores, assim como cômodos com menos espaço.

Pufes com rodinha: As rodinhas conferem mais praticidade a esse modelo de pufe, permitindo que a peça seja levada de um lado para outro sem precisar de muito esforço.

Pufes-baú: esses modelos são requisitados principalmente em casas ou ambientes que possuem pouco espaço. Ele possui uma abertura que permite armazenar objetos ou outros itens dentro dele, sendo bastante funcional. São bastante usados no quarto, servindo para guardar brinquedos, livros ou outros objetos.

Pufes-almofadões: são pufes maiores e mais largos, onde é possível que a pessoa fique praticamente deitada. São bastante confortáveis e passam uma sensação de conforto semelhante ao sofá. Esses modelos são os queridinhos de ambientes externos, por exemplo.

Fonte: Pinterest

 

Dicas:

  • Quando se necessita mais lugares para sentar-se a mesa de jantar, os pufes podem ser uma ótima opção, pois são flexíveis e menores do que as cadeiras.
  • Os pufes também podem ser utilizados para aproveitar os espaços entre um cômodo e outro.
  • Em um quarto sem muito espaço para apoiar objetos, o pufe pode ser adicionado ao pé da sua cama, como um recamier. Assim, pode funcionar como apoio para calçar o sapato e até mesmo apoiar as roupas do dia seguinte, entre outros detalhes.
Pufes podem ser usados como mesa de centro | Fonte: Pinterest
  • Caso seja do interesse, os pufes também cumprem a função de mesa de centro em ambientes como a sala e a varanda.
  • O pufe também pode ser usado como descanso para os pés na sala ou no quarto. Você pode deixá-lo em um canto especial e puxá-lo para perto apenas quando for usá-lo.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais. Você também pode se inscrever no blog e receber as novidades em primeira mão. Caso tenha uma dúvida sobre arquitetura e decoração, deixe logo abaixo nos comentários. Quem sabe não vira a nossa próxima pauta? Participe!